7 curiosidades sobre Cuca, grande ídolo do Galo

Cuca é o maior treinador da história do Galo, comandante das conquistas da Copa Libertadores de 2013, do Campeonato Brasileiro de 2021 e da Copa do Brasil de 2021, o professor marcou para sempre seu nome na história do clube.

Mesmo assim, ele optou por deixar o Atlético no final de 2021 para se dedicar a sua família. Desde então, o treinador tem passado seus dias em sua casa em Curitiba, mas nos últimos dias passou ater seu ventilado no Internacional.

Nos últimos meses Cuca teve seu nome especulado em diversos clubes do futebol brasileiro e até mesmo na Seleção Brasileira, mas por enquanto, não passa de especulações. Enquanto o treinador curte seu merecido descanso, o Portal do Atleticano traz 7 curiosidades sobre o maior técnico da história do Galo:

7- Se nome não é Cuca

Embora seja conhecido por todo o mundo como Cuca, seu nome na verdade é Alexis Stival. Segundo Nilde Stival, mãe do treinador, o apelido se deu por conta de um delegado muito bravo que morava perto da família e que Nilde afirmava que ele levaria o levado Alexis para a prisão.

6- É torcedor do Athlético Paranaense

Nascido em Curitiba, Cuca revelou em 2013 que era torcedor do Athlético Paranaense quando criança. Assim como tudo sua família, apesar disso, quis o destino que o treinador conquistasse a Copa do Brasil de 2021 justamente em cima do seu time do coração. Nas vésperas da decisão ele falou sobre a situação:

“Hoje sou 100% profissional. Fui torcedor do Athletico-PR quando menino, uma coisa que nunca escondi de ninguém. Agora sou profissional e vou fazer o melhor que posso pelo Galo para levar essa conquista para lá.”

5- já foi jogador de futebol

Antes de dar seus primeiros passos como treinador, Cuca teve uma carreira como jogado de futebol. Meio campo de origem, ele teve passagens por Grêmio, Portuguesa, Palmeiras, Santos, Remo, Juventude, Chapecoense e Coritiba. Seus únicos títulos como jogador foram a Copa do Brasil de 1989 e a Supercopa do Brasil de 1990.

4- É o quinto treinador com mais jogos da história do Atlético

Com duas passagens pela Cidade do Galo (2011-2013 e 2021), Cuca dirigiu o Galo em 224 oportunidades e é o quinto treinador com mais jogos a frente do Atlético. Ele fica atrás apenas de Telê Santana (434), Procópio Cardozo (328), Levir Culpi (320) e Barbatana (227).

3- Já trabalhou na China

Após deixar o Atlético em 2013, Cuca assumiu o Shandong Luneng, da China, onde trabalhou até 2015. Pelo clube chinês foram 73 jogos, tendo conquistado a Copa da China e e a Supercopa Chinesa.

2- O Atlético é o time que mais conquistou títulos

Se Cuca é o maior treinador da história do Atlético, o Galo é o time em que ele conquistou mais títulos em toda sua carreira. No total são seis conquistas: Campeonato Mineiro (12,13 e 21), Libertadores 2013, Brasileiro 2021 e Copa do Brasil 2021.

1-A Libertadores de 2013 foi seu primeiro título de expressão

Antes de conquistar a Copa Libertadores em 2013, Cuca era considerado como “pé frio” por muitos torcedores e comentaristas. Isso porque ele sempre montava grandes times, mas não conseguia se sagrar campeão. Até o título continental, ele havia vencido apenas 4 títulos estaduais: Carioca de 2009 pelo Flu, Mineiro de 2011 pelo Cruzeiro e os Mineiros de 2012 e 2013 pelo Galo.

Comentários estão fechados.