7 curiosidades sobre o Atlético-MG de Cuca em 2021
O ano de 2021 estará para sempre marcado na memória do torcedor atleticano, além da conquista do Campeonato Brasileiro depois de 50 anos, o clube também conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro.
Além disso, dentro de campo, o time comandado por Cuca dava show, recheado de estrelas internacionais como Diego Costa Hulk, o Galo encantou não os torcedores do Galo, como todos os torcedores do Brasil, apresentando um futebol bonito e envolvente. O Portal do Atleticano levanta 7 curiosidades sobre esse ano mágico:
7- O começo não foi dos melhores
Cuca chegou ao Atlético com uma rejeição muito grande, além de uma condenação grave envolvendo violência contra à mulher, o treinador era considerado por muitos torcedores como “ultrapassado” se comparado com seu antecessor, Jorge Sampaoli. Para piorar as coisas, dentro de campo, o time parecia não se encaixar. Cuca foi duramente criticado pelo empate em 1×1 com o Deportivo La Guaira e pelas derrotas contra Cruzeiro e Uberlândia.
Os mais radicais pediam a saída do treinador ainda no começo do ano, mas após a derrota contra o rival, o treinador pediu um prazo de 10 dias para que seu time começasse a jogar bem. Demorou um pouquinho mais que 10 dias, mas já na vitória por 2×1 sobre o América de Cali a postura e desempenho da equipe foram outros.
6- Hulk brigou com Cuca e esteve perto de deixar o Galo
Não bastasse a grande rejeição e às críticas ao futebol apresentado, Cuca também comprou uma briga com Hulk, que havia sido contrato para ser o craque do time e não conseguia ter sequência com o treinador.
Após a vitória por 1×0 sobre o Athletic, o camisa 7 cobrou publicamente o técnico por mais oportunidades e ouviu como resposta que Alexis dava respaldo àqueles atletas que respondiam dentro de campo.
Para piorar as coisas, Hulk foi expulso na derrota por 1×0 para o rival Cruzeiro e insatisfeito com seu desempenho e com a relação com o treinador, chegou à pensar em deixar o clube. Mas recebeu uma nova chance na vitória por 2×1 sobre o América de Cali, onde marcou os dois do Galo e desde então não saiu mais do time titular.
5- Time praticamente não perdeu
Se olharmos para a temporada de 2021 como um todo, o Atlético foi extremamente regular, tendo sofrido apenas 9 derrotas em 75 jogos. Sendo 6 delas pelo Campeonato Brasileiro, 1 pela Copa do Brasil e 2 pelo Campeonato Mineiro.
4- Foi eliminado de forma invicta da Libertadores
O único torneio que escapou do avassalador Galo de Cuca em 2021 foi a Copa Libertadores, onde o clube fez sua melhor campanha na história da fase de grupos com 5 vitórias e 1 empate. Na fase de mata-mata, o Atlético eliminou o Boca Juniors nos pênaltis e eliminou o River Plate com um placar agregado de 5×1.
Apesar da boa campanha, o alvinegro acabou eliminado na semifinal, pelo Palmeiras. No jogo da ida, em São Paulo, empate em 0x0 com Hulk perdendo um pênalti e na volta, em BH, o Galo até chegou à abrir o placar, mas já nos minutos finais o Verdão empatou com Gabriel Verón. O clube paulista acabou se classificando pela regra do gol fora de casa e o Atlético foi eliminado de forma invicta da competição continental.
3- Foi campeão Mineiro com dois empates
O primeiro título conquistado pelo Atlético em 2021 foi o do Campeonato Mineiro, que foi conquistado com dois empates em 0x0 com o América-MG. Dono da melhor campanha na primeira fase do estadual, o Galo jogava por dois resultados iguais na final. O Coelho ainda teve chance de fazer 1×0 no segundo jogo, mas Rodolpho desperdiçou uma cobrança de pênalti já na segunda etapa e o título acabou ficando com o Galo.
2- Aplicou a maior goleada da história das finais da Copa do Brasil
A goleada de 4×0 aplicada sobre o Atlhetico Paranaense no primeiro jogo da final da Copa do Brasil foi o maior placar já feito por qualquer time em uma decisão da competição. O Galo ainda venceu o Furacão por 2×1 em Curitiba e foi campeão com um placar agregado de 6×1.
1- Fez a segunda melhor campanha da história do Brasileiro de pontos corridos
Com 84 pontos conquistados em 114 possíveis, o Atlético fez a segunda melhor campanha da história do Brasileiro de pontos corridos, ultrapassando times históricos como o Fluminense de 2012, o Corinthians de 2015 e o Cruzeiro de 2003,13 e 14. A campanha do Galo só perde para à do Flamengo de 2019, que conquistou 90 dos 119 pontos possíveis.
Comentários estão fechados.