Novidade anunciada pela Fifa para a Copa do Mundo 2022 vai te deixar boquiaberto
O futebol vem evoluindo bastante ao longo do último século e junto com ele, a arbitragem também. Já na Copa do Mundo de 2014, a FIFA implementou a Goal Line Technology, para determinar seu uma bola cruzou ou não a linha do gol.
Para o Mundial de 2018 a grande novidade foi árbitro de vídeo, que chegou para evitar que erros claros e manifestos decidam partidas. Sendo assim, todo lance de gol, pênalti ou expulsão, é revisado por ele, reduzindo drasticamente o número de erros decisivos.
Embora seja muito bom e tenha reduzido os erros, o VAR ainda é extremamente criticado quando se trata da revisão de lances de impedimento. Em um primeiro lugar por conta dos impedimentos milimétricos que vem sendo marcados com auxílio da plataforma.
Depois disso, porque quem traça a linha para definir se um jogador está impedido ou não, é um operador humano. Sendo assim, quando o vídeo do lance for revisado, caso quem opera a ferramenta optar por decidir um Frame a mais ou a menos, pode interferir diretamente na decisão de campo.
É por isso que na Copa de 2022 a FIFA testará um sistema que monitorará os 29 pontos de contato dos jogadores com um sistema de 29 câmeras instaladas no teto dos estádios. Além de tirar o fator humano das decisões, o “árbitro robô” também tornará mais rápida a checagem de possíveis impedimentos.
Árbitros brasileiros vão para Copa do Mundo
Na manhã do último dia 60/06, a FIFA anunciou os árbitros que irão atuar na Copa do Mundo do Qatar. Sete brasileiros foram selecionados como assistentes, são eles : Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio, como árbitros; Neuza Back, Bruno Boschilia, Rodrigo Figueiredo, Bruno Pires e Danilo Simon.
Comentários estão fechados.