Galo vai deixar de participar do Campeonato Mineiro para entrar na Copa Sul-Minas?

Caso o projeto da Copa Sul-Minas seja aprovado, o Galo seria um dos presentes no torneio. Porém, sua participação na competição, irá afetar sua participação no tradicional Campeonato Mineiro. Como as duas competições aconteceriam simultaneamente, o Atlético, assim como os outros participantes da Sul-Minas, não disputariam as fases iniciais dos estaduais.

A CBF planeja para o ano que vem, os campeonatos estaduais sendo disputados em 16 datas. Caso a Copa Sul-Minas realmente aconteça, 11 datas seriam ocupadas, gerando um conflito. Por isso, apenas cinco datas seriam separadas aos clubes para a disputa do Estadual.

O colunista Igor Siqueira, do Uol, explicou como seria o processo. “Sendo assim, a proposta é que cinco times venham da primeira fase de cada Estado e se unam aos três que disputarem o regional nas quartas de final, com jogos de ida e volta — chance de grandes visitarem pequenos e gerarem receita de bilheteria. Depois, viriam as semifinais também em dois jogos. A final única determinaria o campeão estadual”, disse o colunista.

Igor ainda esclareceu os empecilhos. “A redução do período de participação dos grandes é um dos obstáculos para o convencimento das federações. Por outro lado, quem defende a Sul-Minas acha que o cenário pode ser mais rentável se a aposta for pelo regional em detrimento de um torneio que nos últimos anos se enfraqueceu financeiramente”, concluiu.

Atlético na Copa Sul-Minas

A Copa Sul-Minas teve apenas três edições até hoje, nos anos 2000, 2001 e 2002. Na primeira edição, o Atlético parou na fase de grupos da competição. Nas duas seguintes, em 2001 e 2002, o alvinegro ficou em 3° lugar. Confira os campeões:

  • 2000 – América-MG
  • 2001 – Cruzeiro
  • 2002 – Cruzeiro

Comentários estão fechados.