Veja matemática para o Galo ir à Libertadores da América
Após ser eliminado das competições de mata mata, o Galo foca suas atenções para o Campeonato Brasileiro, para garantir a vaga para a próxima Libertadores da América. A ideia é garantir a participação de forma direta, para isso, o clube precisa terminar a competição no G4, posição que fica cada vez mais longe devido à sequência de tropeços do clube alvinegro. O Atlético está a seis pontos do último integrante do G4, o Corinthians, que será seu adversário na última rodada do torneio.
Um ponto que pode aumentar as expectativas do torcedor, é saber que o Galo tem confrontos diretos contra todas as equipes do G4: Palmeiras, Fluminense, Flamengo e Corinthians. Nos outros nove confrontos, os adversários estão, atualmente, abaixo da tabela.
Para fins matemáticos, se tomarmos em conta a campanha do Fortaleza, que levou o clube à Libertadores ano passado, o Galo precisa de 58 pontos para alcançar tal feito. Mas vale lembrar que a campanha do time nordestino foi a que conseguiu ir com a menor quantidade de pontos, desde que o Brasileirão passou a ter seis vagas para Libertadores, com 58 pontos.
Para se ter uma ideia, caso o Atlético mantenha 50% de aproveitamento obtidos até aqui, até o final da torneio, fará mais 21 pontos e chegará aos 57, pontuação que nunca garantiu vaga direta para Copa Libertadores, pensando em G-4. Para alcançar a média de 63 pontos, o Galo terá de fazer um aproveitamento de 64% até o final do campeonato, o que é um aproveitamento altissimo se comparar com os outos times da competição. O líder Palmeiras tem um aproveitamento de 69%, já o Flamengo 59%.
Outro ponto que anima o torcedor é a possibilidade de aumentar as vagas para Libertadores, em caso de vitória de um brasileiro na Libertadores e em caso de vitória de Corinthians, Flamengo ou Fluminense na Copa do Brasil.
Comentários estão fechados.