Qual a fórmula do Campeonato Mineiro de 2023?

O Campeonato Mineiro de 2023 está prestes a começar (Atlético estreia dia 21 de janeiro, contra a Caldense) e com mudanças no regulamento. Agora, serão 12 clubes, divididos em três grupos, e as equipes da mesma chave não se enfrentam – o Galo, como está no Grupo A, enfrenta apenas clubes do Grupo B e C. Confira:

Grupo AGrupo BGrupo C
AtléticoAmérica-MGCruzeiro
AthleticCaldenseDemocrata GV
Villa NovaPatrocinenseTombense
Pouso AlegreDemocrata SLIpatinga
Fonte: FMF

Dessa forma, serão oito rodadas na primeira fase do estadual, com os líderes e o segundo melhor colocado geral avançando para as semifinais. Veja os critérios de desempate: número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e sorteio, nesta ordem.

Vale lembrar que nas semifinais, a equipe que fizer a melhor campanha enfrenta a equipe que tiver a pior. Por exemplo, se passarem ao mata-mata Atlético, América, Cruzeiro e Tombense, nessa ordem, os confrontos serão: Atlético x Tombense e América x Cruzeiro – além disso, o mando de campo fica com time melhor colocado.

Allan comenta “novo” Mineiro

No início, será complicado de entender o novo modelo que a Federação Mineira de Futebol (FMF) propôs ao torneio. Até mesmo o volante Allan, em entrevista coletiva, disse não ter entendido muito bem o formato, mas pregou foco total na disputa do estadual.

Não tenho muito o que dizer. Até agora não consegui entender muito bem como vai funcionar. Mas temos que sair com pensamento de vencer, de sair campeão. Caso contrário, a cobrança já chega nos primeiros meses de trabalho. Vamos entrar para ganhar“, disse.

Comentários estão fechados.