Galo registrou o maior público pagante do Mineirão

Em 13 de fevereiro de 1980, um amistoso realizado no Estádio Mineirão registrou o seu maior público pagante entre clubes de estados diferentes. O confronto entre Atlético-MG e Flamengo contou com 115.142 torcedores, que acompanharam uma vitória do Galo em 2 a 1. O confronto, pouco tempo depois, se tornou uma das maiores rivalidades interestaduais do futebol brasileiro.

Na época, a grande estrela do Galo, o atacante Reinaldo, não atuou por estar lesionado. No entanto, a posição foi transferida para Fernando Roberto, que surpreendeu a Massa Atleticana e balançou as redes nos dois momentos da vitória atleticana sobre o time carioca. Três meses depois, Atlético e Flamengo seriam os finalistas do Campeonato Brasileiro.

Em 21 de agosto de 1981, o confronto entre os adversários novamente foi destaque no futebol brasileiro, contudo, em uma disputa pela Copa Libertadores, que até hoje é considerado por muitos torcedores, um dos maiores roubos na trajetória do esporte. Mesmo com grandes ídolos em campo, o árbitro José Roberto Wright, foi o nome de maior atenção no duelo.

Atlético vive duelo “assombrado” por Wright

Antes mesmo do início da partida, a escolha do árbitro já era uma polêmica, já que mesmo com um time carioca em campo, um árbitro do Rio de Janeiro foi convocado para apitar a decisão, e inclusive, foi no mesmo avião que a delegação flamenguista. Wright chegou a expulsar cinco jogadores de campo, apenas da equipe mineira, terminando a partida por número insuficiente de atletas.

Wright alegou que que os jogadores do Galo estavam de ‘palhaçada’, e o fato ainda assombra a torcida alvinegra. Ainda em 2023, o peso do confronto é o mesmo, carregando um passado negativo contra a equipe do Flamengo. No ano anterior, o Atlético acabou sendo eliminado pelo Flamengo pela Copa do Brasil.

Comentários estão fechados.