Atlético-MG vai disputar competição com padrão europeu em 2023
O Atlético-MG está jogando um campeonato que segue um padrão adotado nas competições de clubes da UEFA, na Europa. A Libertadores da América desta temporada mudou o seu calendário na fase de grupos, fazendo diferente do que os torcedores estavam acostumados. O Galo estreia nesta quarta-feira (5), às 19h.
Até o ano passado, a Conmebol não dividia bem os jogos da fase de grupos. Era comum que os times jogassem duas semanas seguidas e depois ficassem até três semanas sem entrar em campo. Durante a pandemia e com o calendário atrasado, os seis jogos da fase de grupos chegaram a acontecer ao longo de seis semanas seguidas.
Na UEFA não é assim, na Liga dos Campeões, Liga Europa e na nova Liga Conferência, os times jogam uma semana sim, folgam uma semana e depois retornam a jogar. Há alguns intervalos maiores do que 15 dias entre um jogo e outro devido as Datas FIFA. Mas este é o padrão adotado na Europa.
Agora, a Conmebol faz parecido. O próximo jogo do Galo será no dia 18, contra o Athletico-PR fora de casa, depois joga nos dias 3 e 23 de maio, 6 de junho e termina a fase de grupos em 27 de junho. Ou seja, não há semanas seguidas com jogos na Libertadores. Isso faz com que a fase de grupos demore mais para terminar.
Quando a Libertadores era jogada toda até metade do ano, um time que conseguia embalar neste período tinha mais chances de ganhar a taça. Agora, é preciso manter o rendimento ao longo do ano todo. E com a fase de grupos acabando só no fim de junho, esse equilíbrio será ainda mais exigido já no começo da caminhada em busca da glória eterna.
Comentários estão fechados.