Galo recebeu convite para representar o futebol brasileiro na Europa
No ano de 1950, uma comissão da Federação Alemã de Futebol visitou o Brasil com o objetivo de selecionar um clube para realizar uma série de amistosos contra os principais times do país. O Galo, que já era o maior campeão mineiro e bicampeão na época, além de possuir o único título nacional oficial do país – o título de Campeão dos Campeões, mencionado em seu hino – foi escolhido para essa importante missão.
Ao chegar na Alemanha no final de outubro daquele ano, a delegação atleticana foi recebida com entusiasmo pela imprensa esportiva local, já que seria o primeiro clube brasileiro a jogar naquele país. Os estádios estavam sempre cheios, e o Alvinegro apresentou um excelente futebol contra os fortes times europeus da época, enfrentando desafios como intervalos curtos entre as partidas, além do rigoroso inverno europeu.
Ao final dessa jornada, o presidente da Federação Alemã, Peco Bauwens, homenageou a delegação do Atlético, entregando-lhes a taça simbólica de “Campeões do Inverno Europeu”. No Brasil, o título ficou conhecido como “Campeões do Gelo” e foi imortalizado na letra do hino do clube, composta por Vicente Motta.
A campanha
Durante o período do dia 1º de novembro a 7 de dezembro, o Galo jogou contra dez adversários em dez cidades diferentes da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e França. Ao longo dessa jornada internacional, o clube obteve seis vitórias, dois empates e duas derrotas, com 24 gols marcados e 18 sofridos – os principais artilheiros da equipe foram Lucas, Nívio e Vaguinho, que contribuíram com seis gols cada um.
- Atlético 4 x 3 Munique 1860 (ALE)
- Atlético 4 x 0 Hamburgo (ALE)
- Atlético 1 x 3 Werder Bremem (ALE)
- Atlético 3 x 1 Schalke 04 (ALE)
- Atlético 3 x 0 Rapid Viena (Austria)
- Atlético 2 x 0 Saarebrücken (ALE)
- Atlético 2 x 1 Anderlecht (BEL)
- Atlético 3 x 3 Eintracht Brauschweig (ALE)
- Atlético 3 x 3 Seleção de Luxemburgo (LUX)
- Atlético 2 x 1 Stade Français (FRA)
Comentários estão fechados.