Conheça os 10 principais jogos que dominam o e-sports

Nas últimas décadas, milhares de jogos foram lançados no mundo. Alguns deles foram originalmente criados com a ideia de transformar o jogo em uma modalidade de e-sports, alguns o ignoraram completamente e, em alguns videogames originalmente casuais, a comunidade sofreu com a cena do e-sports sem o apoio de um editor.

Atualmente, com a alta variedade de jogos, a comunidade gamer entra em debates constantemente sobre qual seria a melhor modalidade de e-sports. O questionamento é bem mais complexo do que aparenta ser, por exemplo, jogadores que necessitam apenas a habilidade de atiradores não considera o League of Legends como uma boa modalidade de e-sports.

Neste top 10 dos jogos de e-sports, usaremos a métrica mais simples: os prêmios jogados em todos os torneios do jogo. Mas mesmo um método tão simples tem desvantagens. O método não leva em consideração o nível de salários, vendas de itens patrocinados de clubes e jogadores em jogos, contratos de publicidade e muitos outros detalhes. 

No entanto, é melhor do que nada. A propósito, no GGBet Casino você pode apostar em seus times favoritos. 

Os 10 melhores jogos de e-sports

Conheça agora os 10 jogos que dominam o cenário mundial de e-sports!

Dota2

O líder indiscutível da lista. De acordo com o E-sport Earnings, cerca de 1.500 torneios foram realizados no Dota, resultando no total de quase 232 milhões de dólares gastos com premiações nesses torneios. 

Recentemente, os desenvolvedores  anunciaram que o TI10 será realizado de 5 a 15 de agosto na Suécia, e sua premiação será de 40 milhões de dólares . Quando o torneio terminar, o Dota 2 se afastará ainda mais dos outros jogos que buscam o topo do cenário de e-sports.

CSGO

Mais um jogo da  Valve , mas que se desenvolve por um caminho completamente diferente. Os Majors, campeonatos da elite do cenário de Counter Strike, não dão aos jogadores a oportunidade de ganhar 20 milhões de dólares em um único torneio. 

No entanto, o jogo hospeda muitas ligas e torneios de organizadores terceirizados, suas premiações são justas e conseguem manter o mercado do cenário girando. Para se ter uma ideia, em 5600 torneios realizados, foram gastos em média 113,5 milhões de dólares com premiações para as equipes vencedoras.

Fortnite

Se você não acompanha as notícias do Fortnite, o terceiro lugar do jogo pode ser uma surpresa para você. Até o momento, menos de 700 torneios foram realizados para o jogo, porém, a Epic Games conseguiu oferecer a seus jogadores impressionantes 102 milhões de dólares. 

O Fortnite viu um foco particularmente forte nos esportes eletrônicos na temporada de 2019, quando 30 milhões de dólares foram colocados como premiação durante a Fortnite World Cup 2019. Mas depois disso, o interesse da Epic no e-sports Fortnite esfriou.

League of Legends

O principal rival do Dota no gênero MOBA de e-sports . Nos torneios da  Riot Games, as premiações que a instituição oferece são ao menos três vezes menores do que as de seu rival.

Tendo em vista essa diferença, a Riot Games, desenvolvedora do Lol, está explorando seu cenário de uma maneira diferente: a empresa investe não tanto em prêmios em dinheiro, mas no apoio ao cenário por meio dos salários dos jogadores, inclusive de nível inferior. Diferentemente do Dota, que adicionou recentemente um sistema DPC que deve facilitar um pouco a vida das equipes de nível 2 e 3.

StarCraft 2

Um clássico dos e-sports que ainda se mantém entre os mais jogados. Por ser um jogo que necessita apenas de um jogador, sua premiação é consideravelmente menor quando comparadas às outras modalidades coletivas.

No entanto, o jogo compensa isso com o número de torneios e uma longa vida útil. No total, 34,7 milhões  de dólares foram ofertados em premiações durante os campeonatos de SC2. A maior premiação de um torneio foi de 700 mil dólares.

PUBG

O destino dos e-sports para o PUBG não foi nada fácil, mas os desenvolvedores continuam a desenvolvê-lo. No recente PUBG Global Invitational,  7 milhões de dólares estavam em disputa.  No total, os desenvolvedores conseguiram oferecer cerca de 33 milhões de dólares em torneios de e-sports para seus jogadores.

Overwatch

A entrada da Blizzard no cenário de jogos FPS focados em e-sports movimentaram o mercado. A criação de um torneio para o jogo fez com que o Overwatch se tornasse um esporte sério. 

A Overwatch League, liga oficial do jogo, disponibiliza 3 milhões de dólares como premiação por temporada. No total, mais de 5 anos desde o lançamento de Overwatch, 26,7 milhões de dólares foram pagos para as equipes.

Hearthstone

Hearthstone é mais um jogo criado pela Blizzard. Apesar do jogo ter sido lançado dois anos antes de Overwatch, o prêmio para seus jogadores é menor, sendo 25 milhões de dólares. Isso se deve ao fato de ser um jogo solo.

Arena of Valor

O primeiro representante  dos e-sports no modelo de dispositivos móveis neste top dos melhores jogos. Os  25 melhores jogadores em termos de prêmios em dinheiro são apenas da China, mas o jogo também é jogado em outros países asiáticos: Tailândia, Vietnã e Coréia. Para 62 torneios no jogo, 24,09 milhões de dólares foram pagos a seus vencedores.

Heroes of the Storm

O cenário competitivo de Heroes of the Storm  está oficialmente desativado desde 2018, mas a lembrança dos velhos tempos continua viva. Durante a vida e-sports do Hots, 18 milhões de dólares foram pagos aos campeões dos torneios.

Os jogadores da Coreia do Sul dominam o topo, a China está em segundo lugar e os Estados Unidos estão em terceiro.

Comentários estão fechados.