Após erro grotesco a favor de rival do Galo, CBF decide afastar árbitro de Copa do Mundo
A comissão de arbitragem da CBF tomou a decisão de suspender temporariamente a equipe de arbitragem que atuou na partida entre Corinthians e Grêmio. A partida terminou em empate por 4 a 4, na noite de ontem, na Neo Química Arena, em São Paulo.
Em um vídeo divulgado nessa terça-feira (19), a CBF admitiu que houve um erro por parte da arbitragem ao não assinalar um pênalti a favor do Grêmio nos acréscimos do jogo contra o Corinthians, quando a bola tocou no braço do atacante Yuri Alberto. Esse confronto fazia parte da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro e estava em atraso.
“O atleta número 9 da equipe de branco e preto, em ação de bloqueio, com o braço em posição antinatural e aumentando o espaço corporal, intercepta o cruzamento. O bloqueio da bola nessa ação caracteriza pênalti. Uma penalidade deveria ter sido marcada em campo de jogo. Quando não marcada, o VAR deveria recomendar revisão”, disse o responsável pela análise.
Árbitro de Copa do Mundo afastado
Dentre os profissionais afastados, estão o árbitro Wilton Pereira Sampaio, de Goiás, que representou o Brasil na Copa do Mundo de 2022 no Catar. Ele inclusive trabalhou nas quartas de final entre França e Inglaterra, bem como o responsável pelo VAR no jogo, o mineiro Emerson de Almeida Ferreira.
Os membros da equipe de arbitragem em questão serão submetidos a um período de treinamento e atualização, sob a supervisão da comissão de arbitragem. A rádio Itatiaia obteve informações de que o erro cometido foi considerado significativo, especialmente porque o VAR não recomendou que o árbitro Wilton Pereira Sampaio fosse até o monitor à beira do campo para revisar o lance, que foi classificado como uma situação passível de interpretação.
Comentários estão fechados.