Galo terá que torcer para o Flamengo na final da Copa do Brasil; entenda

Os times que disputam o Brasileirão lutam nos dois extremos da tabela. Enquanto alguns tentam fugir da zona de rebaixamento, outros brigam para faturar o título da principal competição nacional. Enxergando o troféu da Série A distante, o Atlético-MG tem como foco a vaga para a Libertadores de 2024. No entanto, para atingir a meta, o Galo precisa torcer para o Flamengo na final da Copa do Brasil.

A princípio, os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro passam direto para a Conmebol Libertadores, enquanto a 5ª e a 6ª posição garantem vaga nas classificatórias da competição continental. Ocupando a 7ª colocação da Série A com 40 pontos, o Flamengo está na final da Copa do Brasil, e o G-6 pode virar G-7.

Para aumentar as chances de ir à Libertadores, o Atlético-MG vai ter que torcer duplamente para o Flamengo. Sobretudo, o time comandado por Sampaoli precisa reverter o placar da final da Copa do Brasil e faturar o título em cima do São Paulo. Por outro lado, os cariocas precisam ainda subir e ficar entre os seis primeiros colocados, para só assim mais uma vaga ficar à disposição.

Dessa forma, o Atlético-MG, que ocupa atualmente a 9ª posição com 34 pontos, deve confiar no desempenho de seu rival. No último domingo (17), o Flamengo recebeu o São Paulo no Maracanã e perdeu o primeiro jogo da final da Copa do Brasil por 1 a 0. No entanto, no próximo domingo (24), o tricolor jogará no Morumbi, às 16h (Horário de Brasília), podendo faturar seu primeiro título da competição.

Depende apenas do Flamengo?

O Departamento de Matemática da UFMG fez questão de calcular todas as possibilidades envolvendo o Galo. Sobretudo, o time de Felipão possui 0,15% de chances de faturar o Campeonato Brasileiro. Por outro lado, as chances de ser rebaixado chegam a 0,39%. Por fim, a UFMG afirma que a maior probabilidade é de que o Atlético-MG esteja presente na Sul-Americana de 2024, com chances reais de 61%. Confira abaixo:

  • Chances de títula da Série A: 0,15% de chance
  • Chances de ir à Libertadores: 29,8% de chances
  • Chance de ir à Sul-Americana: 61% de chances
  • Chances de rebaixamento: 0,39% de chance

Em caso de tropeço do Flamengo, o Atlético-MG precisa focar no seu desempenho pessoal. Neste sábado (23), o Galo recebe o Cuiabá na Arena MRV, às 21h (Horário de Brasília). No mais, o alvinegro segue 100% invicto jogando em casa e o retrospecto pode ser favorável na briga pelo triunfo.

Comentários estão fechados.