Trio Maldito: atacantes marcaram época no Atlético Mineiro

Formado por Said, Jairo e Mario de Castro, o Trio Maldito foi um dos maiores ataques do futebol brasileiro entre os anos 1920 e 1930. Os três atacantes alvinegros aterrorizavam defesas e foram responsáveis por diversas vitórias importantes na história do Atlético, como por exemplo a goleada de 9×2 sobre o Palestra Itália (atual Cruzeiro) em 1927, onde o trio foi responsável pelos nove gols alvinegros naquele dia.

Said era um habilidoso ponta direita, estudante de Direito, apaixonado por futebol, dividia seu tempo entre o Atlético e os estudos. Por conta de sua carreira como atleta, atrasou sua formatura em 10 anos. Filho de pais sírios, ajudou a estreitar as relações entre o Atlético e a colônia sírio-libanesa da capital Mineira. É o sexto maior artilheiro da história do Galo com 142 gols.

Jairo era natural de Muriaé, no interior de Minas. Chegou à Belo Horizonte para estudar Medicina, mas acabou dividindo seu tempo entre o futebol e o estudo. Por ser uma cidade longe da capital e próxima do Rio de Janeiro, Muriaé é um grande reduto de torcedores cariocas, mas durante sua passagem pelo Atlético, Jairo conquistou o coração de seus conterrâneos e ajudou a popularizar o Galo. O habilidoso meia fez 122 gols sendo o 12º maior artilheiro da história do clube.

Mário de Castro: o craque do Trio Maldito

Mário de Castro era a estrela da companhia, matador nato, fez 195 gols em 100 jogos pelo Atlético. Ocupou o cargo de maior artilheiro do clube até 1974, quando foi ultrapassado por Dário, o Dadá Maravilha.

Assim como Jairo, chegou a Belo Horizonte para estudar Medicina, mas acabou tendo que dividir seu tempo de estudos com o futebol. Sua habilidade era tamanha, que chegou a ser convocado pela Seleção Brasileira em 1930, o primeiro jogador de um clube mineiro a conseguir tal feito, mas recusou o convite por não aceitava ficar no banco.

O trio foi responsável por mais de 450 gols e conquistou os campeonatos Mineiros de 1926,1927 e 1931.

Comentários estão fechados.