Atleta perde medalha por usar equipamento proibido nos Jogos Paralímpicos
Giacomo Perini, remador italiano, perdeu a medalha de bronze que conquistou na prova de remo dos Jogos Paralímpicos de Paris por um motivo inesperado. Ele levou um celular para o barco, e o dispositivo foi encontrado durante uma inspeção.
Importante mencionar que o uso de qualquer aparelho de comunicação é proibido durante a competição. Apesar dele afirmar que o celular não foi utilizado, o recurso da Federação Italiana de Remo foi indeferido.
Giacomo Perini ficou em terceiro lugar na final do skiff simples PR1 (para atletas que utilizam apenas os braços e ombros para remar), mas, após a prova, a organização anunciou sua desclassificação. O celular foi encontrado dentro de uma bolsa.
Segundo a organização da prova, em um comunicado enviado à imprensa, o uso de dispositivos de comunicação durante a corrida é proibido. A regra especifica que “nenhuma comunicação com a tripulação é permitida fora do barco, utilizando equipamentos elétricos ou eletrônicos”.
Giacomo Perini tentou se defender, alegando que havia esquecido o celular no barco por acidente e que não o usou durante a competição. Ele mostrou o telefone ao júri, demonstrando que a última ligação havia sido feita na noite anterior, para seu psicólogo.
“Eles não me ‘descobriram’ simplesmente porque eu nunca usei o celular no barco. Dei o telefone ao júri para que eles pudessem ver que a última ligação era da noite anterior, com o psicólogo. As regras não dizem que você não pode trazer o telefone, mas que você não pode se comunicar”, disse Giacomo Perini.
Os Jogos Paralímpicos
Desde o dia 28 de agosto, acontecem os Jogos Paralímpicos. O evento dura até o dia 8 de setembro.
Comentários estão fechados.