Atlético-MG contra clubes europeus: veja quem leva a melhor

O ano de 2021 para o Atlético-MG foi memorável, e não há torcedor que diga que não ouviu o hino do Galo naquele ano; seja na TV após conquistas do Campeonato Mineiro, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, ou na rua, durante as comemorações. Provavelmente, muitos deles escutaram a frase: “Nós somos campeões do gelo”, e poucos sabem a referência da frase que compõe a música.

Trata-se de uma referência ao tour europeu que o time fez em 1950. Naquele ano, o Galo foi o time escolhido para representar o futebol brasileiro no exterior. Foi a primeira oportunidade de uma equipe das Alterosas de jogar na Europa, e além de enfrentar adversários temidos, o frio também era um obstáculo.

Foram nove jogos, com seis vitórias, um empate e duas derrotas. Anos depois, o Atlético-MG ainda enfrentou um famoso time, o Milan, no Mineirão, em 1997; e o empate em 2 a 2, marcou a despedida de Toninho Cerezo.

A primeira disputa foi em Munique, contra o Munique 1860, e o time do Galo venceu por 4 a 3. Logo, enfrentou o Hamburgo SV, em Hamburgo, Werder Bremer, na Alemanha do Norte, Schalke 04, em Gelsenkirchen, na Prússia, Rapid, na Áustria, Saarbrücken, na Alemanha, Anderlech em Bruxelas, Eintracht Braunshweig em Frankfurt, e contra a seleção de times de Hamburgo, em Luxemburgo.

O último jogo do campeonato, foi realizado na famosa Cidade-Luz, Paris, literalmente como um espetáculo. Os atletas do Galo, já pensando na recepção calorosa que receberiam na chegada ao Brasil, nem precisaram esperar; ao entrarem em campo, presenciaram baterias, cantarola de samba e marchas. Os brasileiros residentes em Parias, foram entusiasmados acompanhar o time.

Na ocasião, mais uma vitória do Galo, desta vez contra o Stade Francais, o grande Paris Saint Germain, por 2 a 1, com gols marcados por Lucas e Nívio. O cansaço das viagens e o frio jamais visto pelos jogadores, eram quase insignificantes pelo tamanho da conquista que estavam levando de volta para Belo Horizonte.

Nessa partida atuaram Kafunga; Afonso e Oswaldo; Haroldo, Zé do Monete e Barbatana; Lucas, Lauro, Alvinho, Vaguinho e Nívio.

Números do Galo contra europeus

  • 98 jogos
  • 49 vitórias
  • 26 empates
  • 23 derrotas
  • 58,8% de aproveitamento
  • Gols pró: 199
  • Gols contra: 132
  • Média de gols pró: 2,03
  • Média de gols contra: 1,35

Comentários estão fechados.