A história completa do Clube Atlético Mineiro 

Time de grandes ídolos, sinônimo de raça e um dos maiores do Brasil. O Atlético Mineiro pode ter ficado um tempo longe do estrelato mas, nos últimos anos, assim como no século passado, alcançou uma grande relevância nacional – e também internacional. A história do clube, no entanto, começa muito antes da maioria dos títulos lembrados pelos torcedores.

No início do século XX, ainda não haviam muitos clubes de futebol no Brasil. Isso porque a didática de 22 jogadores correndo atrás de uma bola em um campo de grama não necessariamente configurava o esporte mais atrativo do momento, cargo na época ocupado pelo remo e outras atividades aquáticas.

Foi então que, em 25 de março de 1908, na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, surgiu o Atlético Mineiro. Na época, o clube carregava um nome um pouco mais inglês, muito inspirado pelos pais do futebol. Se chamava Athlético Mineiro Football Club. Somente anos mais tarde viria a ganhar o nome tradicional.

A história de fundação do Clube Atlético Mineiro, inclusive, está muito ligada à juventude. Em uma época em que geralmente os operários e descendentes de italianos se interessavam por futebol, um grupo de alunos decidiu fundar uma equipe no esporte – a qual se tornou uma das maiores de todo o Brasil.

O nascimento do Clube Atlético Mineiro

Como já citado anteriormente, o Clube Atlético Mineiro foi formado por um grupo de estudantes. No entanto, engana-se quem pensa que se tratavam de filhos de pessoas ricas ou algo do tipo, visto que na época era comum que jovens de família nobre, após um intercâmbio na Inglaterra, retornassem interessados pelo esporte.

Clube Atletico Mineiro 1915

Na verdade, foram estudantes de classe média que fundaram e deram vida ao Atlético Mineiro. Na época, o clube já trajava um uniforme que carregava as tradicionais cores do Galo: o branco e preto. No entanto, levou um tempo para que a primeira partida finalmente saísse do papel. 

Somente um ano após a sua fundação foi que o Atlético Mineiro foi disputar uma partida oficial. No dia 21 de março de 1909, a equipe entrou em campo pela primeira vez, contra o Sport Club Foot-Ball, também de Minas Gerais. O jogo terminou em “goleada” para o Galo: 3 a 0 no placar final, com Aníbal Machado sendo o responsável por inaugurar as redes.

Dali para frente, o Atlético Mineiro se consolidou de vez como um clube de futebol sério. No entanto, ainda levou um tempo para que a equipe passasse a disputar campeonatos de relevância. Não por culpa própria, mas sim porque o esporte ainda estava se popularizando no Brasil.

As primeiras competições do Atlético Mineiro

Em 1914, a chamada Liga Mineira de Esportes idealizou a primeira competição oficial de futebol em Minas Gerais, a chamada Taça Bueno Brandão. Quem patrocinou o campeonato foi justamente o governador do estado da época, Júlio Bueno Brandão. E, para surpresa de alguns, o campeão acabou sendo o Atlético Mineiro.

Aos poucos, o Atlético Mineiro começava a impor um certo respeito enquanto clube no estado. Em 1915, foi realizado o primeiro Campeonato Mineiro da história, o qual também foi vencido pelo Galo. No entanto, a hegemonia do Galo, que parecia estar encaminhada, acabou por ali mesmo.

Isso porque, nos anos seguintes, o América Futebol Clube foi quem se destacou em nível estadual, levando dez campeonatos mineiros consecutivos para casa. Ainda assim, o Atlético Mineiro seguiu em evidência, conquistando alguns títulos ainda naquela primeira metade do século XX, disputando relevância, muitas vezes, com o Cruzeiro, Flamengo e São Paulo – equipes que naquele século também passaram a brilhar.

Em 1926, o Atlético Mineiro voltou a ser campeão estadual. No ano seguinte, 1927, conquistou o bicampeonato, Voltaria ainda a vencer a competição em 1931 e 1932, com mais uma dobradinha de títulos do Mineiro. À esse período, já era uma grande equipe de futebol – inclusive, com um estádio para chamar de seu.

Os títulos do Atlético Mineiro 

O Atlético Mineiro não é considerado um dos grandes clubes do futebol brasileiro atualmente. Em mais de um século de existência, o clube conseguiu emplacar diversos campeonatos, tanto nacionais quanto intercontinentais. Tudo isso elevou o Galo a um outro patamar enquanto equipe.

Em nível continental, o Atlético Mineiro venceu uma Libertadores da América (2013), duas Copa Conmebol (1992 e 1997) e uma Recopa Sul-Americana (2014). Já em nível nacional, foram dois Campeonato Brasileiro (1971 e 2021), duas Copa do Brasil (2014 e 2021), uma Supercopa do Brasil (2022), um Torneio dos Campeões Estaduais (1937), uma Copa dos Campeões do Brasil (1978) e uma Série B do Brasileirão (2006).

Já em nível estadual, os títulos são muitos – principalmente do Campeonato Mineiro. Para se ter uma ideia, o Galo já levou para casa o título estadual 47 vezes, sendo que a última vez em que levantou taça foi justamente em 2022, emendando nada mais nada menos do que um tricampeonato.

No entanto, ao longo dos anos, o clube já venceu outros estaduais que hoje não existem mais. É o caso da Taça Minas Gerais (conquistada cinco vezes), Taça Belo Horizonte (conquistada três vezes), Torneio da FMF, Torneio Incentivo Mineiro – FMF e Torneio Início (oito vezes).

Quem foram os principais jogadores da história do Atlético Mineiro?

Um grande clube de futebol, obviamente, se constrói com base nos seus títulos. No entanto, em muitos casos essa grandiosidade se deve também àqueles que os representam, sobre o quão encantador é ver esse time jogar. Ou seja, em termos gerais, quem define o quão grande é uma equipe, são os jogadores.

O Atlético Mineiro está recheado de grandes jogadores, que simplesmente marcaram a história do futebol vestindo a camisa do Galo. O principal deles, sem sombras de dúvida, é Reinaldo – o centroavante artilheiro, um dos melhores que o Brasil já teve, que conquistou o primeiro Campeonato Brasileiro do clube, em 1971.

imgS620I11883T20200110115943

No entanto, com o passar dos anos, outros nomes foram entrando para a lista. É o caso de Ronaldinho Gaúcho, que foi peça crucial para o sucesso do Atlético Mineiro em 2013, quando o clube conquistou a sua primeira e única Libertadores da América. Daquele elenco, Victor e Leonardo Silva também se elevaram ao posto de ídolos – ainda que de maneira mais modesta.

Toninho Cerezo é outro jogador que fez história com o Atlético Mineiro – e também com a Seleção Brasileira de Futebol. Dadá Maravilha, Éder Aleixo, João Leite, Luizinho e Marques são outros nomes que não podem ficar de fora dessa lista, uma vez que são extremamente importantes para a história do clube.

Comentários estão fechados.