Chances do Galo vencer o Brasileirão são quase nulas, explica matemático
Apesar do sonho dos torcedores do Galo em conquistar o título do Brasileirão, os números revelam que essa possibilidade é bastante remota. Segundo o matemático Gilcione Nonato Costa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade é puramente matemática.
Atualmente, segundo esses cálculos, o Atlético possui apenas 0,75% de chance de levantar a taça, e o especialista destaca os elementos cruciais que afastaram o clube da disputa. Segundo ele, o time comandado por Felipão desperdiçou a oportunidade de chegar à reta final do Brasileirão com uma chance maior de conquistar o troféu devido ao seu desempenho em casa.
“O Atlético perdeu o campeonato jogando em casa, perdeu muitos pontos que não poderia perder como mandante, foi batido por Vasco, Coritiba, Cruzeiro… Uma característica comum a todo time que ganha o Brasileiro é ser forte em casa. O Atlético é até um bom visitante, venceu Palmeiras, Inter e Bragantino, entre outros, tem a segunda melhor campanha fora de casa, mas dentro de casa não soube se impor”, disse Gilcione Nonato Costa.
O Galo possui a décima melhor performance como mandante, conquistando 27 pontos em 16 jogos, com oito vitórias, três empates e cinco derrotas. Em contrapartida, é o segundo melhor visitante (atrás apenas do Flamengo), acumulando 26 pontos em 16 partidas, com sete vitórias, cinco empates e quatro derrotas.
E as chances do Galo na Libertadores?
Se o título parece sonho distante para o Galo, a vaga na próxima Libertadores tem tudo para acontecer. Isso porque, segundo os mesmos cálculos da UFMG, o Alvinegro possui 87,8% de chances de conquistar esse objetivo – vale lembrar que esses números são baseados no G6.
Comentários estão fechados.