Como o Atlético foi importante na Copa do Mundo de 1978?
Com a Copa do Mundo do Catar à todo vapor é interessante relembrar o passado, ou seja, outras edições da competição. Em 1978, no Mundial disputado na Argentina, a Seleção Brasileira entrou no torneio como uma das favoritas, afinal, os brasileiros sempre chegavam longe no campeonato, quando não ganhavam.
Naquele ano, o Atlético-MG foi importante para a Seleção Brasileira, pois cedeu Reinaldo, o maior jogador da história do Galo, para a disputa da competição. Com 21 anos na época, o jogador já era um dos grandes nomes do futebol brasileiro naquele ano e a convocação para a Copa do Mundo de 1978 foi muito pedida pelos torcedores.
Além de Reinaldo, outro jogador do Galo também foi convocado para a Copa do Mundo de 1978, Toninho Cerezo, também nome histórico do Atlético-MG. Logo na estreia do Mundial na Argentina, o Brasil encarou a forte Suécia, depois de começar perdendo por 1 x 0, a dupla do Atlético apareceu para mudar a história.
Afinal, Toninho Cerezo fez boa jogada individual, tirou da marcação e cruzou para Reinaldo empatar o confronto, aquele empate foi muito importante para o Brasil no decorrer da competição, já que, estava em um grupo muito complicado.
No banco quase a Copa do Mundo inteira
Apesar da boa e importante jogada dos jogadores do Galo, a dupla foi refeita apenas outra vez no torneio. Visto que, na comemoração do gol, Reinaldo cerrou o punho e ergueu o braço direito, em protesto contra o racismo. No entanto, a maioria da América Latina era tomada pelo governo militar, que não gostaram da atitude. Por isso, o jogador ficou no banco a competição toda e só voltou a campo na disputa do 3° lugar.
Comentários estão fechados.