Como se deu o processo de fundação do Atlético Mineiro?
O Atlético nasceu da ideia de estudantes reunidos em um coreto no centro de Belo Horizonte, que ganharam apoio da mãe de um dos integrantes, Mário Neves. Dona Alice abraçou o projeto, arrumou um campo para que os meninos pudessem treinar e foi responsável por costurar os uniformes, até mesmo a primeira bandeira do clube. Logo, o time ganhou enorme identificação na cidade.
O início de sua história logo foi marcado por vitórias e em seu primeiro confronto oficial, ocorrido em 1909, contra o Sport Club Futebol, venceu sem grandes problemas. Assim, em seu primeiro campeonato estadual oficial em 1915, não poderia ser diferente e foi o campeão. Anos mais tarde, sendo um clube que chegou para cravar seu nome no futebol brasileiro, em 1971, venceu a primeira edição do Brasileirão.
Ainda em 1927, marcando uma das rivalidades que percorrem ainda hoje no futebol brasileiro, o Atlético venceu o Palestra Itália, atual Cruzeiro, por 9 a 2, fato que é colocado até mesmo nas músicas da torcida. Desde então, o Galo e a Raposa protagonizam grandes clássicos, algo que poderá voltar a ser evidente com o retorno do clube celeste à Série A, após três anos de seu rebaixamento.
Galo Forte e Vingador
O Atlético foi responsável por atuar no primeiro jogo internacional de um time mineiro e não decepcionou, vencendo por 3 a 1, o Victória de Setúbal, no Estádio Antônio Carlos. Após se tornar Campeão dos Campeões, na primeira competição interestadual profissional realizada no país, o chargista Fernando Pieruccetti, o “Mangabeira”, em 1945, desenha o Galo forte e vingador.
O mascote alvinegro ainda é a grande representação do clube para a torcida, amedrontando os adversários, com toda a força da união entre a Massa e os jogadores. Na época, representava a bravura do time e o domínio sobre os adversários. A história do Atlético é longa e uma das mais especiais do futebol brasileiro. Em 2023 completará mais uma página, com a inauguração de seu estádio próprio.
Comentários estão fechados.