Confirmado: Adversário do Galo é punido severamente pela Conmebol
O Carabobo, adversário do Galo na 2ª fase da pré-Libertadores foi punido pela Conmebol em 100 mil dólares (R$ 531 mil) pelos insultos racistas de seus torcedores à delegação atleticana – episódio ocorreu no jogo de ida, em Caracas, na Venezuela, no dia 22 de fevereiro. Tal punição foi tomada com base no Artigo 15, Parágrafo 2, do Código Disciplinar da Conmebol para 2023 que diz:
“Qualquer clube cujos torcedores insultarem ou atentarem contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio, tendo como motivo a cor da pele, raça, sexo ou orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem, será punido com uma multa de pelo menos cem mil dólares americanos. Em caso de reincidência, o infrator poderá ser punido com multa de quatrocentos mil dólares americanos“.
O zagueiro Jemerson disse que não chegou a escutar os torcedores venezuelanos, mas ouviu os relatos, pedindo para as autoridades tomarem punições mais severas. Vale ressaltar que não é a primeira vez que esse tipo de situação acontece na Libertadores, e pelo visto não será a última.
No entanto, o Alvinegro ao menos eliminou o Carabobo, tendo empatado na ida em 0x0, e vencido no Mineirão por 3×1. Nessa quarta-feira (15), a equipe enfrenta o Millonarios, também no Gigante da Pampulha, pelo segundo jogo da 3ª fase das preliminares da Libertadores.
O que é preciso para a classificação?
Como a partida de ida na Colômbia ficou empatada em 1×1, o Atlético precisa de uma vitória simples para conseguir a classificação a fase de grupos da ‘liberta’. Caso o jogo termine novamente empatado, a decisão irá para as penalidades. Apesar de não ser o ideal, em caso de eliminação, o Galo irá para a Copa Sul-Americana.
Comentários estão fechados.