Conmebol se reúne e Galo pode ganhar 2 continentais nas próximas horas

Eliminado de maneira precoce da Copa do Brasil ainda nas oitavas de final, na Libertadores eliminação nas quartas e ocupando a sétima posição da tabela do Brasileirão com chances nulas de título, o Atlético conta com a definição da Conmebol para definir duas conquistas. O Galo encaminhou um pedido para que a Copa Conmebol seja reconhecida como edições da Copa Sul-Americana.

No início, o comitê de clubes seria composto pelo total de 16 times que se classificaram às oitavas de final da Libertadores 2022. O próprio clube mineiro está presente na lista, além do Talleres (ARG), que também venceu a Copa Conmebol em 1999. Contudo, a Conmebol proporcionou informações de que contaria apenas com os oito classificados às quartas de final.

O ‘ge‘ por outro lado divulgou que Conmebol deve manter a presença dos 16 times na decisão desta segunda-feira (12). Para o Galo e as equipes que contam com a aprovação e serão beneficiados no ranking de clubes caso consigam o reconhecimento, a ideia mais certeira é de 16 clubes participando do comitê, com presenças em sua maioria estrangeiras.

A explicação para a vantagem de um maior número de clubes, é o fato da rivalidade entre times brasileiros, que possivelmente dificultaria a aprovação dos pedidos. Como exemplo o Flamengo, pela rivalidade com o Atlético e Botafogo, e Corinthians e o Palmeiras pela rivalidade com o São Paulo (campeão da Conmebol de 1994).

A expectativa pelo reconhecimento é enorme e viria em um momento favorável ao clube mineiro, que passa por uma temporada conturbada. A reunião será realizada na sede da Conmebol, no Paraguai, com uma possível participação online das equipes. O assunto definido nas conversas será referendada pelo Conselho Executivo da Conmebol.

Os clubes das oitavas da Libertadores

  • Athletico-PR x Libertad
  • Fortaleza x Estudiantes
  • Emelec x Atlético-MG 
  • Cerro Porteño x Palmeiras
  • Vélez x River Plate
  • Talleres x Colón
  • Corinthians x Boca Juniors
  • Tolima x Flamengo

Comentários estão fechados.