Copa Conmebol 1992: Atlético campeão continental

0

O Atlético é um time pioneiro em Minas Gerais. Foi um dos primeiros a ser fundado, o primeiro a aceitar negros, o primeiro a conquistar o Campeonato Brasileiro e também o primeiro a conquistar a Copa Conmebol, em sua edição de estreia, em 1992.

O torneio organizado pela Conmebol reunia alguns dos grandes times do continente em uma época em que vagas na Libertadores eram mais escassas. O Galo garantiu a vaga ao se classificar para a semifinal do Brasileiro de 1991, Fluminense, Grêmio e Bragantino foram outros representantes de nosso país.

A Copa Conmebol 1992 foi o primeiro título internacional do Galo, de forma oficial.

Galo enfrentou outro brasileiro nas oitavas

O outro brasileiro classificado para a Copa Conmebol 1992 foi o Fluminense, que foi o adversário do Atlético logo nas oitavas de final. No primeiro jogo, no Rio de Janeiro, a equipe alvinegra acabou derrotada por 2×1. Mas, com o apoio da Massa Atleticana, em BH o Galo não só conseguiu a classificação, como deu show: 5X1 em cima dos tricolores.

O Grêmio duelou contra o Bragantino nas oitavas de final, após empates por 2×2 e 1×1, o time de Porto Alegre passou nos pênaltis, ganhando por 7×6. Eles perderam nas quartas para o El Nacional, que viria ser rival do Galo nas semifinais.

Procópio Cardozo era o técnico do Atlético na Copa Conmebol 1992.

Jogo duro na Colômbia

Após a goleada nas oitavas, o Galo foi até a Colômbia enfrentar o Junior Barranquilla e sofreu para garantir um empate em 2×2. O alvinegro chegou a BH novamente precisando de uma vitória para se classificar e com o apoio de sua torcida, fez 3×0 nos colombianos para garantir a classificação para a final.

Atlético teve perrengue nas semifinais da Copa Conmebol

O adversário das semifinais foi o El Nacional, do Equador, que mandava seus jogos em Quito, cidade famosa por sua altitude. O Galo sofreu muito com a altitude equatoriana e saiu derrotado por 1×0 e assim como nas outras fases, chegou em Belo Horizonte precisando ganhar para se classificar. Na base da raça o clube fez 2×0 e garantiu a vaga na final.

Galo finalista e a noite de Negrini

Diferentemente de todas as outras fases, o Galo fez o primeiro jogo da final em Belo Horizonte e debaixo de muita chuva, a Massa Atleticana viu Negrini marcar duas vezes para colocar o Atlético em vantagem na decisão.

No jogo da volta no Paraguai, o empate em 1×1 deu aos mineiros o título do torneio. A Copa Conmebol 1992 foi o primeiro título internacional do clube, entre as taças oficiais.

O Galo teve a seguinte escalação na decisão: João Leite; Alfinete, Luís Eduardo, Ryuller e Paulo Roberto Prestes; Éder Lopes, Moacir, Negrini (André) e Aílton (Toninho Pereira); Sérgio Araújo e Claudinho. Técnico: Procópio Cardozo.

Negrini marca para o Galo em BH

Jogos do Atlético na Copa Conmebol 1992

Oitavas de finalFluminense 2 x 1 Atlético-MGMário Helênio (Juiz de Fora)
Oitavas de finalAlético-MG 5 x 1 FluminenseMineirão (Belo Horizonte)
Quartas de finalJunior Barranquilla-COL 2 x 2 Atlético-MGRoberto Meléndez (Barranquilla-COL)
Quartas de finalAtlético-MG 3 x 0 Junior Barranquilla-COLMineirão (Belo Horizonte)
SemifinalEl Nacional-EQU 1 x 0 Atlético-MGOlimpico Atahualpa (Quito-EQU)
SemifinalAtlético-MG 2 x 0 El Nacional-EQUMineirão (Belo Horizonte)
FinalAtlético-MG 2 x 0 OlimpiaMineirão (Belo Horizonte)
FinalOlimpia 1 x 1 Atlético-MGManuel Ferreira (Assunção-PAR)

Acompanhe todo a caminhada do Galo no torneio sul-americano:

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Flamenguistas Não Aguentam E Rejeitam Ídolo Do Atlético-MG Saiba Em Quais Jogos Guilherme Arana Deve Desfalcar O Galo Craque Internacional Deixa O Atlético-MG Na Mão E Se Oferece Para Rival Aceitaria De Volta? Ídolo Do Atlético-MG Está Sem Clube E Pode Voltar De Graça Cuca, Jesus Ou Outro? Torcida Do Galo Elege Favorito Para Substituir El Turco