Copa do Brasil 2021: Atlético Mineiro bicampeão do torneio

0

O ano de 2021 foi mágico para o Atlético Mineiro, com um elenco estelar, o Galo foi a melhor equipe do futebol brasileiro. O clube pôs fim a seca de 50 anos sem o título do Campeonato Brasileiro, chegou as semifinais da Copa Libertadores, foi campeão mineiro e ainda conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil.

O clube nunca escondeu que foco da temporada de 2021 era por fim a incômoda seca de 50 anos sem o Campeonato Brasileiro, mas graças a um elenco muito qualificado, o Atlético conseguiu brigar por todos os títulos que disputou na temporada.

Após ser eliminado precocemente para o modesto Afogados da Ingazeira, na Copa do Brasil de 2020, o clube tinha como objetivo ir mais longe na edição de 2021 para arrecadar mais dinheiro com premiações. Por disputar a Libertadores o Galo já entrou logo na terceira fase da competição e mandou bem.

Copa do Brasil 2021
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Galo entrou na terceira fase da Copa do Brasil 2021

O adversário do Galo na sua estreia na edição de 2021, foi o Remo. O Atlético Mineiro ainda vivia um momento complicado no começo da temporada, em que o técnico Cuca ainda não tinha passado todas as suas ideias para o elenco e estava pressionado para apresentar um bom futebol.

As vitórias por 2×0 e 2×1 sobre os paraenses garantiram não só a classificação, como também tranquilidade para o técnico Cuca trabalhar.

Oitavas de final e sufoco no Nordeste

O adversário das oitavas de final foi o Bahia, que vivia um momento delicado no Campeonato Brasileiro onde brigava contra o rebaixamento. O Atlético se aproveitou do momento ruim do adversário e de sua força jogando dentro de casa para fazer 2×0 no tricolor e levar uma boa vantagem para a Bahia.

Apesar de construído um resultado favorável na ida, o Galo viu sua vantagem ser implodida nos primeiros 45 minutos da partida de volta. Com os baianos ganhando de 2×0, o Atlético precisaria ganhar nos pênaltis para se classificar, mas Eduardo Vargas saiu do banco reservas para marcar e classificar a equipe mineira.

Quartas de final contra o Fluminense

Já vivendo um grande momento na temporada, o Atlético enfrentou o Fluminense pelas quartas de final da Copa do Brasil 2021. Se nas oitavas o Galo sofreu, nas quartas foi mais tranquilo.

O primeiro jogo foi disputado no Rio de Janeiro e o Atlético ganhou por 2 a 1. Na partida de volta, vitória por placar magro e vaga confirmada para as semifinais do torneio nacional.

Semifinal contra a sensação da temporada

Diferentemente das outras fases, a partir da semifinal, os torcedores foram permitidos a voltar ao estádio, após os índices de Covid-19 caírem em todo o Brasil. O Galo não decepcionou a Massa Atleticana e deu show no reencontro com a torcida na Copa do Brasil: vitória estonteante por 4×0 contra o Fortaleza para colocar um pé na final.

No confronto de volta no Castelão, a torcida do Fortaleza lotou o estádio e fez uma bonita festa para receber o time que fazia uma das melhores temporadas da história do clube. Nada disso assustou o Atlético, que com um time misto fez 2×0 com tranquilidade. O Leão ainda chegou a descontar nos minutos finais, mas já era do Galo.

O Fortaleza acabou o Brasileirão 2021 em quarto lugar e pela primeira vez disputou a Libertadores da América, em 2022.

Final da Copa do Brasil 2021 contra um time acostumado a decisões

A final da Copa do Brasil 2021 foi um duelo de Atléticos, o Mineiro contra o Paranaense. O Galo, atual campeão brasileiro, enfrentou o Furacão, atual campeão da Copa Sul-americana.

Falando assim, o confronto parecia parelho, mas quando a bola rolou, Hulk e companhia mostraram porque eram o melhor time do Brasil: 4×0 com direito a show da Massa Atleticana na arquibancada, e o título parecia já conquistado logo no primeiro jogo.

Na partida de volta o Galo enfrentou um ambiente hostil na Arena da Baixada, tomada por torcedores rubro-negros. Mas, a equipe não sentiu a pressão e conseguiu uma vitória por 2×1 para garantir o bicampeonato da competição.

Confira a tabela do Atlético na competição

3ª fase (ida)Remo 0x2 Atlético-MGBaenão (Belém-PA)
3ª fase (volta)Atlético-MG 2×1 RemoMineirão (Belo Horizonte-MG)
Oitavas (ida)Atlético-MG 2×0 BahiaMineirão (Belo Horizonte-MG)
Oitavas (volta)Bahia 2×1 Atlético-MGJoia da Princesa (Feira de Santana-BA)
Quartas (ida)Fluminense 1×2 Atlético-MGNilson Santos (Rio de Janeiro-RJ)
Quartas (volta)Atlético-MG 1×0 FluminenseMineirão (Belo Horizonte-MG)
Semifinal (ida)Atlético-MG 4×0 FortalezaMineirão (Belo Horizonte-MG)
Semifinal (volta)Fortaleza 1×2 Atlético-MGCastelão (Fortaleza-CE)
Final (ida)Atlético-MG 4×0 Athletico-PRMineirão (Belo Horizonte-MG)
Final (volta)Athletico-PR 1×2 Atlético-MGArena da Baixada (Curitiba-PR)
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Flamenguistas Não Aguentam E Rejeitam Ídolo Do Atlético-MG Saiba Em Quais Jogos Guilherme Arana Deve Desfalcar O Galo Craque Internacional Deixa O Atlético-MG Na Mão E Se Oferece Para Rival Aceitaria De Volta? Ídolo Do Atlético-MG Está Sem Clube E Pode Voltar De Graça Cuca, Jesus Ou Outro? Torcida Do Galo Elege Favorito Para Substituir El Turco