Por que as cores do Atlético Mineiro são preto e branco?
O Atlético Mineiro é um dos clubes mais tradicionais do país, fundado em 1908, sua história se mistura com a do futebol no Brasil e em Belo Horizonte. Ao contrário de muitas equipes ao redor do mundo, o Galo tem desde sua fundação o mesmo nome e as mesmas cores.
A única mudança se deu em 1912, quando o clube deixou de se chamar Atlético Mineiro Futebol Clube e passou a se chamar Clube Atlético Mineiro. Diferentemente do rival, por exemplo, que antes se chamava Palestra Itália, mas devido a Segunda Guerra Mundial, precisou mudar o nome para Cruzeiro.
Por que o Atlético Mineiro adotou as cores preto e branco?
Embora não exista uma explicação para o por quê do Atlético usar as cores preto e branco, o mascote do clube, o Galo, desenhado pelo chargista Mangabeira nos anos 50, foi escolhido por além de ser forte e aguerrido, como os times e a torcida atleticana, mas também por ser preto e branco.
O Galo foi o primeiro time de Belo Horizonte a aceitar negros, algo que é motivo de muito orgulho para sua torcida, por conta disso, o clube frequentemente faz campanhas usando suas cores para reforçar suas origens populares. Em 1913 o Atlético admitiu o primeiro negro do futebol mineiro, o goleiro Ferreira, que ainda seria campeão da Taça Bueno Brandão com o clube, em 1914.
Comentários estão fechados.