Cruzeiro leva punição maior do que o Galo por briga de torcidas. Entenda!

No dia 2 de março, as torcidas organizadas do Cruzeiro e Atlético-MG se encontraram e protagonizarão cenas lamentáveis. Como resultado da violência praticada entre os adeptos, o motoboy Lucas Elias Vieira Silva, de 28 anos, foi assassinado na Avenida Tereza Cristina, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte. Em resposta a brutalidade, o Ministério Público de Minas Gerais baniu os fanáticos dos estádios.

Apesar da vítima ser torcedora do Cruzeiro, a penalização jurídica foi maior que a implementada contra a organizada do Galo. Sobretudo, a Máfia Azul foi condenada a não frequentar nenhum estádio do Brasil até o dia 15 de março de 2028. Por outro lado, os fanáticos do Atlético-MG, a Galoucura, foi punica temporariamente até 15 de março de 2026.

Confira a decisão do Ministério Público de Minas Gerais:

– “Em observância aos princípios do contraditório e ampla defesa, a medida educativa aplicada nesta segunda-feira tem caráter cautelar, sendo que após a observância do direito de defesa das entidades acima mencionadas, a ser exercido e apreciado em até trinta dias, a medida será novamente analisada, sendo convalidada ou revogada” – diz a decisão.

Para além da proibição de frequentar qualquer estádio de futebol nacional, as organizadas do Galo e Raposa também terão que seguir algumas normas. Será necessário respeitar um raio de cinco mil metros de distância nos entornos nos dias de jogos, está vetada a utilização vestimentas, faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer objeto em alusão as torcidas em questões. No mais, caso infrinjam a decisão, será cobrada uma multa de R$ 50 mil.

Torcida única em Atlético-MG x Cruzeiro

Devido aos episódios violentos, no final de janeiro de 2023, Atlético-MG e Cruzeiro entraram em acordo com a Federação Mineira de Futebol, bem como os órgão públicos no tocante à presença de torcida única no Super Clássico Mineiro. A decisão entrou em vigor na 3ª rodada do estadual, quando a Raposa venceu o Galo na Arena MRV com somente adeptos alvinegros.

Apesar do banimento das organizadas, a torcida única permanecerá ao longo da temporada. Sendo assim, nos próximos jogos de Atlético-MG e Cruzeiro, o mandante terá somente seus fanáticos preenchendo as arquibancadas de seus respectivos estádios.

Comentários estão fechados.