Da China ao Boca Juniors: veja por onde passaram os recentes reforços do Galo
Em busca do bicampeonato brasileiro consecutivo, o Galo se reforçou na janela de meio de ano com a chegada de quatro jogadores para compor o elenco e continuar na briga nas frentes que disputa na atual temporada. Além de Alan Kardec, Jemerson, Pavón e Pedrinho, o clube também conta com o retorno do técnico Cuca, contratado para substituir Antonio Mohamed, que já vinha sendo pressionado pela torcida por conta do mau futebol apresentado.
O momento na temporada é conturbado e o Galo vai precisar que os reforços se adaptem rapidamente, já que o time está atualmente na sétima colocação do Campeonato Brasileiro, a 13 pontos do líder Palmeiras. Os quatro jogadores já fizeram sua estreia e Alan Kardec é quem deve receber mais chances nos próximos jogos, já que sua chegada serviu para aliviar a sequência de jogos do atacante Hulk.
Mesmo com a chegada dos reforços na janela de transferências de meio de ano, o Atlético viu suas possibilidades de título diminuírem em 2022, muito por conta da sequência de resultados negativos no Brasileiro e na Libertadores. No entanto, segundo as projeções do futebol nacional, o Galo ainda figura entre os favoritos ao título brasileiro, atrás apenas de Palmeiras e Flamengo e atualmente empatado em odds com o Fluminense.
Conheça, abaixo, um pouco mais sobre as trajetórias recentes de Alan Kardec, Jemerson, Pavón e Pedrinho, e como os jogadores chegam para fortalecer o Galo na disputa pelos principais títulos da temporada.
Alan Kardec
Revelado pelo Vasco da Gama, e com passagens por Internacional, Santos, Palmeiras e São Paulo, além do Benfica na Europa, Alan Kardec chega ao Atlético depois de mais de 6 anos atuando no futebol chinês. Seu último clube no Brasil foi o São Paulo, por quem atuou entre 2014 e 2016, e anotou 25 gols em 94 jogos.
Na China, o atacante teve passagem de destaque pelo Chongqing Dangdai, onde atuou por 5 temporadas e marcou 55 gols em 107 jogos. Em 2021, foi contratado pelo Shenzhen FC, seu último clube no futebol chinês, e encerrou sua passagem pela equipe com 12 gols em 19 jogos. Apesar dos bons números durante sua estadia na China, Kardec não conquistou nenhum título no país.
O atacante não atuava em uma partida oficial desde sua saída do Shenzhen FC, há mais de seis meses. Ele fez sua estreia pelo Galo no dia 21 de julho, no empate por 1 a 1 contra o Cuiabá.
Jemerson
Revelado pelo próprio Atlético Mineiro, o zagueiro Jemerson surgiu com uma das grandes promessas do futebol brasileiro, e esperava-se dele uma boa carreira no cenário europeu. Negociado com o Mônaco em 2015, o zagueiro atuou pelo clube francês por cinco temporadas, mas nunca conseguiu se firmar e acabou negociado com o Corinthians em 2020.
Pelo clube paulista, Jemerson não obteve o sucesso esperado e não teve seu vínculo renovado ao final do contrato, em junho de 2021. Após a passagem pelo Corinthians, o zagueiro retornou à França, onde atuou por 16 partidas pelo Metz antes de rescindir o contrato por problemas pessoais em abril deste ano.
Jemerson não atuava desde o dia 24 de abril, quando foi titular na derrota do Metz para o Brest e foi expulso no segundo tempo da partida. O jogador fez seu primeiro jogo no retorno ao Galo no dia 7 de agosto, na derrota por 3 a 2 para o Athletico.
Pedrinho
Uma das grandes revelações da base do Corinthians nos últimos anos, Pedrinho surgiu como um grande – talento apesar de uma capacidade física limitada. Pela equipe profissional do Corinthians, foram 4 temporadas com 11 gols em 134 jogos, entre 2017 e 2020.
Em 2020, Pedrinho foi negociado com o Benfica, a pedido do técnico Jorge Jesus, que tinha acabado de assumir o clube após a passagem vitoriosa pelo Flamengo. No entanto, o jogador não teve uma boa sequência pelos Encarnados e acabou transferido para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, ainda em 2021.
Com o conflito no país, o jogador acertou seu empréstimo ao Galo em julho deste ano. Dos quatro reforços, Pedrinho é quem estava há mais tempo sem jogar; sua última partida foi no dia 11 de dezembro de 2021, na vitória do Shakhtar sobre o Oleksandriya, pelo campeonato ucraniano.
Cristian Pavón
Revelado pelo Talleres, da Argentina, Cristian Pavón passou a ganhar destaque no país portenho após sua chegada no Boca Juniors. Pelo clube xeneize, Pavón atuou por cinco temporadas e foi um dos principais jogadores do time em campanhas importantes no campeonato argentino e na Libertadores.
Em 2019, o atacante foi emprestado ao Los Angeles Galaxy, da Major League Soccer, e jogou pelo clube norte-americano por duas temporadas, anotando 14 gols em 35 partidas.
Já no ano passado, Pavón retornou ao Boca. Porém sua terceira passagem pelo clube foi um tanto conturbada, e o atleta acabou sendo afastado após não chegar a um acordo pela renovação de seu contrato. Em junho deste ano, foi anunciado como reforço do Galo.
Sua última partida oficial também se deu em dezembro do ano passado, quando marcou dois gols e deu duas assistências na goleada por 8 a 1 do Boca sobre o Central Córdoba. Pavón também fez sua estreia no empate contra o Cuiabá, em julho.
Comentários estão fechados.