Dirigente do Atlético-MG se irrita e cobra melhorias nas categorias de base
O Atlético-MG tem como um de seus objetivos no longo prazo melhorar suas categorias de base, para que possa formar mais atletas com qualidade de suprir seu time profissional. No começo de 2021 o clube optou por fazer uma troca no comando da gestão da base, Júnior Chaváre deixou a direção do departamento, para que Erasmo Damiani pudesse assumir.
Segundo o jornalista Lucas Tanaka, a direção do Atlético se encontra bastante incomodada com o desenvolvimento do departamento no ano de 2022 e hoje (13) o diretor de futebol Rodrigo Caetano se reuniu com Damiani para cobrar melhorias. Ainda de acordo com Tanaka, há o entendimento que o trabalho regrediu desde a chegada de Damiani ao clube.
Diretor explica projeto do Atlético-MG para as categorias de base
Durante o Galo Business Day, o Atlético-MG apresentou a seus torcedores os projetos que implementou na base ao longo de 2021. O diretor Erasmo Damiani explicou que o clube trabalha na implementação de um caderno de metodologia a ser implementado nas categorias iniciais (sub-10 ao sub-14. Damiani ainda revelou que esse caderno vem sendo desenvolvido com uma empresa espanhola.
As categorias iniciais são o principal ponto a ser evoluído pelo clube, que passou a ter um coordenador específico para cada categoria do sub-14 para baixo, até 2020, um profissional atuava em todas as categorias. O projeto DNA alvinegro, que busca melhorar a formação dos atletas também foi implementado na modalidade. O Galo também busca um aumento em sua participação de torneios da categoria. Tendo recentemente sido vice-campeão em uma competição disputada em Goiás.
O diretor de futebol do Atlético, Rodrigo Caetano, divulgou em primeira mão que o Galo busca uma parceria com clubes africanos para importar jogadores do continente para Belo Horizonte. Outro ponto destacado por Sérgio Coelho, Presidente alvinegro, é o do número de Scouts: em 2020 eram 8 profissionais, em 2021 esse número chegou a 11 e em 2022 ele deve chegar a 40.
O clube também procura internacionalizar sua marca participando de torneios fora do Brasil, que não só expõe e valorizam seus atletas, como também os coloca em contato com outras metodologias e escolas. Outro ponto que o Galo também busca melhorar é o número de jogadores convocados para as Seleções de base, no ano de 2021 o clube teve 8 atletas convocados.
Comentários estão fechados.