Do Galo para os EUA: jogadores do Atlético que foram parar na MLS 

Em alta nos últimos meses, principalmente pela ida de Lionel Messi ao Inter Miami, o futebol dos Estados Unidos sempre esteve de olho no Brasil. Não apenas em atletas brasileiros, mas também de outras nacionalidades que atuaram em solo brasileiro. Mas, afinal de contas, por acaso você conhece se lembra de alguns dos jogadores do Atlético Mineiro que foram parar na MLS (Major League Soccer)?

Ainda que não esteja na mesma prateleira das principais ligas de futebol europeias, como Premier League, La Liga, Serie A Italiana e por aí vai, a Major League Soccer está aos poucos se transformando em um verdadeiro sucesso – sobretudo, comercial. Isso se deve principalmente pelo alto investimento de alguns clubes, que tem apostado em nomes conhecidos dos amantes do esporte.

Conseguir um ingresso para o jogo do Inter Miami nos dias de hoje, por exemplo, é uma tarefa um tanto quanto difícil – tanto dentro, quanto fora de casa. Afinal de contas, o time hoje comandado por Tata Martino subiu rapidamente de patamar depois da chegada de Messi, Busquets e Jordi Alba, ex-companheiros de Barcelona que foram se encontrar nos Estados Unidos.

Mas, para além desses três, há muitos exemplos de brasileiros que foram experimentar o futebol dos Estados Unidos. Nos últimos anos, o Atlético Mineiro em especial tem sido um clube que com uma certa frequência negocia os seus atletas com times norte-americanos. Chegou a hora de relembrar alguns desses nomes.

Alan Franco – Charlotte FC

O equatoriano Alan Franco é um dos jogadores que foi negociado pelo Atlético Mineiro com o futebol dos Estados Unidos. Isso aconteceu no segundo semestre do ano passado, um ano e meio depois do jogador ter chegado ao time de Minas Gerais. A passagem, no entanto, foi bastante breve.

Revelado nas categorias de base do Independiente Del Valle, clube equatoriano que nos últimos anos tem se destacado em nível continental, Alan Franco foi contratado pelo Atlético Mineiro em 2020. Foram 33 partidas e três gols no primeiro ano do meia-central com a camisa do Galo. 

No ano seguinte, no entanto, as estatísticas caíram: apenas 15 jogos pelo Atlético Mineiro e nenhum gol marcado. A essa altura, o jogador já estava sendo negociado com o Charlotte FC, time dos Estados Unidos onde Franco atuou por metade da temporada. Foram 11 jogos pelo clube norte-americano e uma assistência anotada.

Depois disso, o jogador acabou sendo emprestado ao Talleres por um ano. Jogou mais de 40 partidas e, ao término do contrato, precisou voltar ao Atlético Mineiro. Hoje, com 25 anos, já está novamente integrado ao elenco do Galo e, ao que tudo indica, não há pretensões de emprestar o atleta novamente.

Micael dos Santos – Houston Dynamo

Alan Franco não é o único jogador do Atlético Mineiro que acabou sendo negociado com o futebol dos Estados Unidos recentemente. O zagueiro Alan Franco, atualmente com 23 anos de idade, também entra para essa seleta lista, mas com um diferencial: vem sendo bastante utilizado em sua equipe norte-americana.

Revelado pelo Inter de Limeira, Micael fez os seus últimos anos em divisões de base pelo Atlético Mineiro. O jogador se profissionalizou em 2021, mas acabou tendo pouquíssimas (para não dizer nenhuma) chances entre os principais atletas do Galo. Foram apenas dois jogos pela equipe mineira até então.

Em 2022, ele foi emprestado ao Houston Dynamo, dos Estados Unidos, e também não teve tantas oportunidades em seu primeiro ano. O jogador foi emplacar de vez com a equipe dos Estados Unidos na atual temporada, onde já atuou em mais de 20 oportunidades – diversas delas, como titular absoluto.

O Houston é um dos times mais bem colocados na Conferência Oeste da Major League Soccer atualmente. Micael tem sido peça chave para o clube nesse bom desempenho. São 9 vitórias, 7 derrotas e 3 empates com a camisa da equipe norte-americana até então. Hoje, é titular do clube.

Dylan Borrero – NE Revolution 

Deu para perceber que, assim como conseguir um ingresso para o jogo do Inter Miami é o desejo de muitos atualmente, para os times dos Estados Unidos, o Atlético Mineiro é uma referência. Afinal de contas, em 2022 outro jogador do Galo também acabou sendo negociado com o futebol norte-americano. Estamos falando de Dylan Borrero.

Revelado pelo Santa Fé, da Colômbia, o jovem colombiano Dylan Borrero foi comprado pelo Atlético Mineiro ainda em 2020. O jogador, hoje com apenas 21 anos de idade, era uma grande aposta do Galo para temporadas futuras que, de pouco em pouco, se provaram ser extremamente vitoriosas.

Acontece que Dylan não ficou tanto tempo assim no Atlético Mineiro para empilhar títulos – por mais que tenha vencido o Brasileirão de 2021. O jogador colombiano fez 10 partidas no seu primeiro ano com o Galo e 26 no segundo. Depois de 11 jogos em 2022, no entanto, acabou sendo negociado com o futebol dos EUA.

Dylan foi comprado em 2022 pelo New England Revolution, clube que briga pelas primeiras posições da Conferência Leste da MLS. Em seu primeiro ano pelo time estadunidense, foram 12 jogos, três gols marcados e duas assistências distribuídas. Neste ano já são nove partidas e 2 gols.

Jogador do Atlético Mineiro quase chegou a ir ao Inter Miami 

Se tem alguém que quase não precisou esperar por um ingresso para assistir o jogo do Inter Miami foi o zagueiro Igor Rabello. O jogador do Atlético Mineiro entrou na mira da equipe dos Estados Unidos em 2021, quando se tornou um desejo do time, hoje liderado dentro de campo por Lionel Messi.

Acontece que, na época, as negociações não avançaram. Igor, que foi revelado pelo Botafogo, chegou ao Atlético Mineiro em 2019 e estava indo para a sua terceira temporada com o Galo na ocasião. Ele permaneceu no time de Minas Gerais, onde atua até os dias de hoje.

Comentários estão fechados.