FIFA manda aviso para o Galo e vaga no Mundial de Clubes fica pertinho

A FIFA confirmou nesta sexta-feira (16) que passará a organizar um novo Mundial de Clubes a partir de 2025. A ideia é que a competição seja disputada por 32 equipes e deverá seguir um formato idêntico ao da Copa do Mundo, com oito grupos de quatro times e depois mata-mata, começando com 16 classificados. A notícia impacta o Galo.

Esse tipo de competição é rejeitado pela UEFA, já que abriria uma concorrência com a Liga dos Campeões. Anteriormente a FIFA havia proposto a realização da competição com 24 times, mas a pandemia de Covid-19 impediu que o torneio fosse realmente disputado. Outro empecilho é a quantidade de datas, já que o campeão atuaria sete vezes.

Como impacta o Galo?

Em primeiro lugar, ficará mais fácil para disputar a competição. O número de vagas por continente ainda não foi confirmado, mas é provável que a Europa tenha 12 participantes. A América do Sul pode acabar ficando com oito representantes ou algo próximo disso. A questão é que o torneio será jogado a cada quatro anos, a princípio.

Se a América do Sul tiver realmente oito vagas, a Conmebol poderá classificar os campeões e vice-campeões da Libertadores, ou então criar uma seletiva para as vagas dos vice-campeões. O certo é que os quatro vencedores da Libertadores irão para o torneio. Talvez os campeões da Sul-Americana possam ser beneficiados.

Seja como for a distribuição, é certo que não serão apenas os campeões da Libertadores que conseguirão vagas, o que é uma ótima notícia. Assim, o Galo terá mais oportunidades de conseguir a classificação e buscar o título que ainda falta.

Comentários estão fechados.