FIFA pode pôr o Galo no Mundial de Clubes mesmo sem ganhar a Libertadores
O novo Mundial de Clubes da FIFA pode trazer uma boa novidade para o Galo, que terá a chance de participar da competição mesmo que não vença a Libertadores. Isso porque existe a chance de os vice-campeões estarem na competição caso haja um mesmo vencedor. A Fifa quer que o Mundial, que será realizado a partir de 2025, tenha 24 participantes.
A América do Sul teria direito a seis vagas no Mundial. Sendo classificados os campeões das duas edições mais recentes da Conmebol Libertadores, os dois campeões da Copa Sul-Americana e duas vagas ainda sem critério de classificação definidos. Portanto, o Galo, caso chegue às finais das próximas Libertadores, pode ter uma vaga na competição, mesmo que não vença.
A divisão entre vagas do novo Mundial de Clubes da FIFA seria, portanto, a seguinte:
8 Vagas para a Europa, 4 para campeões da Champions e 4 para os campeões da Europa League
6 Vagas para a América do Sul, 2 para os campeões da Libertadores, 2 para os campeões da Sul-Americana e 2 com critérios a serem definidos.
3 vagas para a África
3 Vagas para a Concacaf (corresponde a América do Norte)
3 Vagas para a Ásia
1 vaga a ser disputada entre o país sede e o campeão da Oceania.
Ainda há outra forma para o Galo participar, mesmo sem vencer essas competições. Seria em caso do torneio ser disputado no Brasil e o Atlético ser campeão brasileiro, o que daria a chance de disputar com o campeão da Champions da Oceania uma vaga no Mundial.
Comentários estão fechados.