Galo denuncia caso de racismo contra o goleiro Éverson

A classificação conquistada pelo Galo, apesar de não encantar os torcedores que assistiram à partida diante do Libertad, do Paraguai, no Defensores del Chacho, é motivo de orgulho ao Atlético Mineiro. Aliás, o objetivo alcançado, porém, o desempenho não foi o único motivo de decepção por parte dos atleticanos. O jornalista Fred Ribeiro informou a denúncia de um caso de racismo durante o jogo.

A decisão da diretoria acontece depois da equipe da Globo no Paraguai flagrar um torcedor gritando “macaco” em direção ao goleiro Éverson. O Libertad, já eliminado da Libertadores, mas com vaga garantida nos Playoffs da Sul-Americana, aguarda os próximos passos da Conmebol. O Galo, assim como os outros clubes também tinham de, espera uma atitude da Conmebol.

Não é o primeiro caso e muito menos será o último. Só com a comissão técnica do Galo, em Libertadores, é a segunda no ano. Basta lembrar da chegada do Atlético Mineiro à Venezuela, onde enfrentou o Carabobo pelo jogo inicial da Pré Libertadores, em que torcedores do clube estrangeiro proferiram insultos racistas. A comissão disciplinar aplicou a punição somente de uma multa em torno dos R$ 530 mil.

Veja o registro:

Confira o depoimento de Éverson:

“Eu pretendo buscar meus direitos como ser humano, atleta. Não vou medir esforços. Não é a primeira vez que acontece comigo. Nas entrelinhas, percebo até em rede social. Já busquei direitos antes. Não vai ser diferente. Não foi só uma pessoa, temos a imagem clara”.

O jogo

O Galo entrou em campo, basicamente, com o regulamento embaixo do braço. Como só perdia a vaga para as Oitavas de Final se perdesse por dois ou mais gols de diferença, o Atlético Mineiro abdicou do confronto em boa parte dos 90 minutos. Uma marca registrada, inclusive, do novo comandante: Felipão.

O estilo eficiente, também é perigoso e, aos 16 minutos da etapa final, o Libertad abriu o placar com Barreiro. Era um desfecho já esperado diante das circunstâncias, só que Igor Gomes tratou de dar tranquilidade à massa do Galo em ótima jogada de Guilherme Arana. O meio-campista fecha a Fase de Grupos com três gols e uma assistência em menos de dois jogos completos.

Comentários estão fechados.