Galo é comunicado e novo VAR pode ser lançado no Brasil

Neste sábado (28), durante a Supercopa do Brasil entre Flamengo e Palmeiras, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá estrear o modelo de VAR com linhas mais grossas de impedimento e o Galo segue de olho. Em breve poderá ser usada nas competições nacionais, com isso os ataques tendem a ser beneficiados com tal mudança que já é usada na Premier League desde a temporada 21/22.

Em agosto do ano passado, o comentarista de arbitragem da Globo, Sandro Meira Ricci, entrevistou Mike Riley, chefe dos árbitros da Premier League. Em reportagem, Sandro explicou as divergências que haviam entre as linhas.

A principal diferença está na programação do sistema que gera a linha. Na liga inglesa, quando as linhas se sobrepõem, o benefício da dúvida é pró-ataque. Nesse caso, a linha fica verde, e o atacante é considerado em posição legal. Já no Brasil, quando as linhas se sobrepõem, a decisão depende da cor que prevalece. Se for azul, a posição é legal. Se for vermelha, a posição é de impedimento“, explicou.

Além dessa novidade, os lances analisados pelo VAR serão exibidos em tempo real nos telões do Mané Garrincha, palco da final da Supercopa. Vale lembrar que o Atlético-MG é o atual campeão, ao bater o Flamengo nos pênaltis.

Ficha técnica do jogo em questão

ATLÉTICO-MG 2 (8)X(7) 2 FLAMENGO

  • Local: Arena Pantanal, Cuiabá (MT)
  • Horário: 16h (horário de Brasília)
  • Árbitro: Anderson Daronco (RS)
  • Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Bruno Raphael Pires (GO)
  • VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
  • Cartão amarelo: Nathan Silva, Mariano e Jair (Atlético-MG) e Gabigol, João Gomes e David Luiz (Flamengo)
  • Gol: Atlético-MG: Nacho Fernández, aos 41′ do 1ºT, e Hulk, aos 29′ do 2ºT / Flamengo: Gabigol, aos 10′ do 2ºT, e Bruno Henrique, aos 18′ do 2T

Comentários estão fechados.