Galo está em vias de dar o maior VEXAME do século

O Galo está virtualmente garantido nas semifinais do Campeonato Mineiro. Para não depender de resultados de terceiros, o time de Felipão precisa apenas de um empate contra o Ipatinga, nesse sábado (2), na Arena MRV, para assegurar o “título” do Grupo B.

Apesar da posição favorável na tabela, os resultados do Atlético estão abaixo do esperado, o que pode ser motivo de preocupação para os torcedores. Se o time de Felipão não vencer o Ipatinga, o Alvinegro terá o pior desempenho na primeira fase do Estadual em todo o século.

Os desempenhos do Galo

Desde o ano de 2001, o desempenho mais fraco do Galo ocorreu em 2018, quando encerrou a primeira fase com 54,5% dos pontos conquistados, e em seguida, as campanhas de 2005 e 2008 registraram um aproveitamento de 57,5%, sendo esses os resultados mais baixos nesse período. É importante ressaltar que esses três campeonatos mencionados tiveram 11 jogos na primeira fase, embora o número de partidas tenha variado ao longo dos últimos anos.

Este ano, com oito partidas na fase inicial, o Atlético pode enfrentar um desempenho ainda mais abaixo do esperado. Se perder para o Ipatinga, seu aproveitamento será de 45,8%, o que seria o pior desde 2001, e um empate elevaria esse índice para 50%, também o mais baixo no século.

Essa situação só se alteraria em caso de vitória contra o Tigre de Aço. Nesse cenário, o aproveitamento subiria para 58,3%, colocando a campanha deste ano como a quarta pior deste século.

Nos quatro últimos anos, durante as quatro edições do Campeonato Mineiro vencidas pelo Galo, o pior aproveitamento na primeira fase foi registrado em 2020, com 66,6%. Como ponto de referência, o Estadual do ano passado também teve oito jogos na fase inicial, mas o clube conquistou 83,3% dos pontos disputados.

Comentários estão fechados.