Galo foi o primeiro campeão da história do Campeonato Brasileiro

Em 1971, o Galo vencia o primeiro Campeonato Brasileiro. Na época, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aprimorou o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, também conhecido como Robertão – uma expansão do Torneio Rio-São Paulo que teve apenas 4 edições – e criou a primeira competição nacional em formato de liga, estabelecendo as bases para o que se tornaria o principal campeonato de clubes do Brasil.

A competição foi organizada em três etapas distintas. Inicialmente, os 20 times participantes foram divididos em dois grupos e enfrentaram as equipes de seus respectivos grupos em turno único, além de enfrentarem as equipes do outro grupo em um segundo turno. O Atlético ficou em segundo lugar no grupo B, atrás somente do Grêmio, e garantiu sua classificação para a próxima fase sem maiores dificuldades.

Na segunda etapa, houve uma divisão em dois grupos de 12 clubes. O Alvinegro enfrentou o Internacional, o Vasco da Gama e o Santos em partidas de ida e volta e, devido a sua melhor campanha, avançou para o triangular final.

Na fase final do campeonato, o Galo enfrentou Botafogo e São Paulo em partidas decisivas. Em cada uma delas, apenas um jogo foi disputado e o título seria decidido pela melhor campanha. No primeiro jogo, contra o São Paulo no Mineirão, o gol de Oldair aos 30 minutos do segundo tempo garantiu a vitória alvinegra. Na partida seguinte, os paulistas receberam os cariocas em casa e venceram por 4 a 1.

Jogo do título

O Atlético precisava de apenas um empate contra o Botafogo no Maracanã para conquistar o título do Campeonato Brasileiro de 1971. Mas o atacante Dadá Maravilha, famoso por sua habilidade em saltar alto, foi decisivo mais uma vez ao marcar um gol de cabeça após um cruzamento de Humberto Ramos, garantindo a taça.

Comentários estão fechados.