Galo tenta manter domínio em Minas Gerais

0

Fundado em 1908, o Atlético é o time mais tradicional do Estado de Minas Gerais. O pioneirismo do Galo vem desde sua fundação, o clube foi o primeiro a usar bolas de couro em Belo Horizonte. Em 1914 o Atlético conquistou o primeiro torneio de futebol do Estado de Minas Gerais, a Taça Bueno Brandão. No ano seguinte outra conquista inédita: o primeiro Campeonato Mineiro também foi do Atlético!

Maior campeão Mineiro com 46 títulos, o Atlético não fica de fora da decisão do estadual desde 2006, quando acabou eliminado pelo Ipatinga. Em 21 edições no atual século, o Galo só ficou de fora da final em 3 oportunidades. Caso elimine a Caldense, o clube chegará a sua décima sexta final de estadual seguida.

Galo em busca do tri

O Galo busca seu terceiro título seguido da competição, algo que não acontece desde 1980, quando o clube foi hexacampeão mineiro de 1978 a 1983. Por ter terminado a primeira fase na liderança, o Atlético terá vantagem na semifinal: além de jogar o segundo jogo como mandante, o Alvinegro joga por dois resultados iguais.

Geralmente essa vantagem também seria válida para a final, mas em 2022 a FMF mudou o regulamento da competição e decisão será em jogo único, com mando da entidade e em caso de empate, será decidida nos pênaltis. O Atlético foi contra a mudança no regulamento. O diretor Rodrigo Caetano criticou duramente a FMF por conta da final em jogo único:

“O Galo foi voto vencido. Não teve nem votação no arbitral sobre a final única. Penso que, no momento em que você retira a possibilidade de vantagem para aquele que foi primeiro lugar, você diminuiu a importância da fase classificatória. Esse ano, percebemos algumas peculiaridades no regulamento e eu até questionei a Federação. Somos o atual campeão, mas fizemos seis jogos como visitante e cinco como mandante. Nem sendo campeões temos vantagem no ano seguinte? […]O Galo, que fez a melhor campanha, tem vantagem zero.”

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Flamenguistas Não Aguentam E Rejeitam Ídolo Do Atlético-MG Saiba Em Quais Jogos Guilherme Arana Deve Desfalcar O Galo Craque Internacional Deixa O Atlético-MG Na Mão E Se Oferece Para Rival Aceitaria De Volta? Ídolo Do Atlético-MG Está Sem Clube E Pode Voltar De Graça Cuca, Jesus Ou Outro? Torcida Do Galo Elege Favorito Para Substituir El Turco