Galo venceu a seleção de Pelé, Tostão e Rivelino
Foi há mais de 50 anos, no dia 3 de setembro de 1969, que o Galo venceu a Seleção Brasileira em um amistoso que teve um sabor de final de campeonato para o Alvinegro. A vitória por 2 a 1 contra as “Feras de Saldanha”, com gols de Amaury e Dadá Maravilha, foi um momento histórico para o clube, que, nesse jogo, usou uniformes vermelhos, em referência à Federação Mineira de Futebol (FMF).
“A vitória sobre a Seleção Brasileira, com todo respeito que tenho ao jogo do Maracanã que nos deu o título Brasileiro em 1971, é a mais valiosa porque me deu um status que eu não tinha”, disse Dadá.
Na época, o Brasil se preparava para a Copa do Mundo de 1970, tendo se classificado para o torneio com uma campanha impecável nas eliminatórias, com seis vitórias em seis jogos. A equipe liderada por Pelé chegou a Belo Horizonte para ser homenageada como um patrimônio nacional, em um contexto de celebração que se transformou em um triunfo simbólico para o Atlético, em meio a uma fase dominada pelo Cruzeiro.
Ficha técnica do jogo em questão
ATLÉTICO 2 X 1 SELEÇÃO BRASILEIRA
- Motivo: Amistoso
- Estádio: Mineirão
- Data: 3 de setembro de 1969
- Árbitro: Amílcar Ferreira (RJ)
- Público: 71.533
- Gols: Amauri (42) e Dario (65) para o Atlético; Pelé (50) marcou para a Seleção Brasileira
Atlético
Mussula; Humberto Monteiro, Grapete, Normandes (Zé Horta) e Cincunegui (Vantuir); Oldair, Amauri Horta (Beto) e Laci; Vaginho, Dario e Tião (Caldeira). Técnico: Yustrich
Seleção Brasileira
Félix; Carlos Alberto, Djalma Dias, Joel e Rildo (Everaldo); Piazza, Gérson (Rivelino) e Pelé; Jairzinho, Tostão (Zé Maria) e Edu (Paulo César). Técnico: João Saldanha
Comentários estão fechados.