Galo x Cruzeiro fazem final única no Campeonato Mineiro após 3 décadas
A final do Campeonato Mineiro entre Galo x Cruzeiro, pode ser considerada inesperada por vários motivos. Um deles, envolve uma polêmica sobre o novo formato: o torneio volta a ser decidido em uma única partida. Entre formatos distintos, com quadrangular e hexagonais finais, pontos corridos e 18 finais seguidas com jogos de ida e volta, a competição estadual não é decidida em jogo único há quase 32 anos.
A última vez que a decisão aconteceu como em 2022, foi também no jogo, Atlético Mineiro e Cruzeiro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O ano era 1990, e o antigo Mineirão era o grande palco da final. Outra coincidência este ano: o Gigante da Pampulha também foi dividido ao meio, com as torcidas dos rivais.
Pelos relatos, haviam cerca de 100 mil torcedores presentes, em um domingo. O Cruzeiro chegou à decisão do Mineiro após vencer o primeiro turno do estadual. O Atlético foi o ganhador do segundo, e ambos se classificaram para a final única do Mineiro.
Outra coincidência, é que, como em 2022, o Galo buscava conquistar seu tricampeonato mineiro, após conquistas em 1988 e 1989. A tentativa, contudo, não acabou como o Galo sonhava. Liderado por Careca, autor do gol da vitória celeste aos dez minutos do segundo tempo, o Cruzeiro quebrou a sequência atleticana e se sagrou campeão mineiro pela 24ª vez.
Ex-jogadores comentam final de Galo e Cruzeiro
Para os atleticanos Paulo Roberto Prestes e Marquinhos, o Galo é considerado o favorito, devido o momento em que vive a equipe, que é atual bicampeã mineira e campeã da Série A do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e da Supercopa do Brasil,
Enquanto o Cruzeiro tenta, pelo terceiro ano consecutivo, subir da Série B de volta à elite do futebol. Mas o sinal de alerta precisa ficar ligado, segundo os ex-jogadores.
“Acho um pouco diferente de 1990 porque, naquela época, acredito que não tinha favorito. As duas equipes eram mais ou menos iguais, hoje não. O Atlético tem uma equipe bem superior à do Cruzeiro, a gente sabe que clássico às vezes não acontece o que a gente está prevendo, mas a tendência é o Atlético ser favorito neste jogo. Se o Atlético entrar focado, e é um jogo só, é aquele negócio, de repente dá um vacilo e pode acabar perdendo título mesmo sendo favorito. Por isso tem que estar focado sempre, para fazer essa superioridade técnica favorecer”, diz Marquinhos.
Comentários estão fechados.