Ídolo do Galo mostra qualidades do CT e rebate as críticas de Diego Costa
No começo do mês passado o atacante Diego Costa fez críticas a estrutura da Cidade do Galo, centro de treinamentos do Atlético-MG. Na tarde desta segunda-feira (27), o clube publicou um vídeo onde o ídolo Leonardo Silva, apresenta às dependências do CT, que para ele é o melhor do Brasil:
“Essa é a Cidade do Galo, o melhor CT do Brasil. É um CT compartilhado, que atende o profissional e o departamento de base. É um CT com sete campos. Hoje, aproximadamente, na Cidade do Galo, estão 250 funcionários e colaboradores. Um CT gigantesco, uma potência, com alta demanda diariamente para que não só os funcionários, mas também os atletas tenham as suas demandas atendidas com a melhor qualidade.”
Origens da Cidade do Galo
A Cidade do Galo é o centro de treinamentos do Atlético-MG e um dos grandes patrimônios do clube, em 2010 foi eleita o melhor CT do Brasil. Por conta disso, já recebeu não só a Seleção Brasileira, como as seleções do Uruguai e da Argentina entre outras. Além de diversos clubes de dentro e fora do Brasil.
Embora hoje a Cidade do Galo seja referência, nem sempre foi assim, o clube comprou o terreno onde hoje se localiza o CT em 1982. O pagamento foi feito em troca de uma parceria com a empresa de cimentos Precon, que cedeu a área ao Atlético, para poder estampar sua marcar nas camisas da equipe.
Foi apenas em 1984 que o primeiro campo, a concentração e a lavanderia foram inaugurados. Mesmo assim, o time principal do Atlético e suas categorias de base ainda treinavam na Vila Olímpica, localizada no bairro Planalto.
Durante o ano de 1997, com a tentativa de transformação da Vila em um parque aquático, o clube passou a olhar para a Cidade do Galo como uma opção de Centro de Treinamento. Em 1999 o Atlético passou a priorizar o local como centro de treinamentos da equipe profissional, tendo feito uma série de obras para modernização do CT, deixando de usar os campos da Vila Olímpica.
Em 2001, o clube passou a investir ainda mais na estrutura do local, para que pudesse transferir toda sua operação de futebol para a Cidade deu Galo. Em 2005 todas as obras foram concluídas e todas as categorias de futebol do Galo foram transferidas para o CT. É importante ressaltar que o clube contou com a ajuda de um grupo chamado Amigos do Galo, para concluir as obras. Os membros desse grupo doavam dinheiro ao Atlético em troca de pequenas experiências Vips.
Assim que assumiu a presidência do clube em 2009, Alexandre Kalil recusou qualquer tipo de ajuda do grupo e inclusive demoliu um mural na Cidade do Galo em homenagem aqueles que tiveram papel fundamental em sua construção.
Mesmo com todo o departamento de futebol profissional transferido para o CT desde 1999, foi apenas em 2006 que os atletas passaram a se concentrar em um hotel próprio do clube, dentro do terreno ao invés de irem para um terceirizado em outro local. Em 2017 mais três campos anexos e um mini estádio para as categorias de base foram construídos.
Durante a Copa do Mundo de 2014 a Cidade do Galo foi a casa da Seleção Argentina e consequentemente do melhor jogador do mundo, Lionel Messi. Foi se preparando no CT alvinegro que a Albiceleste chegou a final do mundial pela primeira vez desde 1990, mas acabaram derrotados pela Alemanha por 1 a 0 na prorrogação.
Comentários estão fechados.