Jornalista lembra de caso polêmico de novo treinador do Galo

Após a demissão do técnico, Antonio Mohamed nessa sexta feira, o Galo abriu o olho para procurar no mercado um novo treinador para comandar seu time pelo restante da temporada. Um dos nomes que ganharam maior força foi o de Cuca, que está por detalhes de acertar com o clube mineiro.

Hoje no programa “Seleção SporTV”, Conrado Santana citou o técnico Cuca e alertou o técnico sobre a memória do torcedor ser “curta”. Logo em seguida a comentarista Ana Thaís Matos alfinetou o treinador. Confira o diálogo:

Conrado Santana: “Se eu fosse dar um conselho para o Cuca, seria: não fica muito tempo longe do futebol. A galera esquece”, disse.

Ana Thaís Matos: “A galera esquece muita coisa em relação ao Cuca, inclusive”.

A comentarista fez menção a um caso de estupro coletivo relacionado ao técnico, em 1987 quando era jogador. Em julho de 1987, o Grêmio desembarcou em Berna, na Suíça, para a primeira parada de uma excursão pela Europa. Nessa época, Cuca era jogador, recém-contratado pelo clube. Após a vitória sobre o Benfica, ele, o goleiro Eduardo, o zagueiro Henrique e o atacante Fernando foram detidos no hotel Metrópole sob acusação de estuprar, dentro do quarto 204, uma menina que havia entrado na concentração gremista em busca de camisas e souvenirs da equipe. Segundo o registro policial, o grupo teria expulsado dois amigos que acompanhavam a vítima antes de cometer a violência sexual.

Apesar de não ter sido reconhecido pela garota na delegacia, Cuca acabou condenado a 15 meses de prisão por violência sexual contra pessoa vulnerável (com menos de 16 anos), assim como os companheiros. A sentença do tribunal de Berna, emitida em 15 de agosto de 1989, ainda estabeleceu pena de três meses para Fernando, por ter sido cúmplice do crime. A “falta” cometida na excursão, porém, jamais prejudicou a carreira dos envolvidos. Como o Brasil não extradita seus cidadãos nem mantinha acordo de cooperação com as autoridades suíças, a possibilidade de execução das penas expirou em 2004. Depois do escândalo, Cuca acertou em definitivo com o Grêmio. Passou por outros grandes clubes e pela seleção até se tornar um dos treinadores brasileiros mais badalados do momento.

Cuca no Galo

Pelo Galo, Cuca fez parte da temporada mágica de 2021 quando conquistou o Brasileirão e a Copa do Brasil no comando do time. O time de Cuca terminou 2021 com 75,6% de aproveitamento. Em 75 jogos, foram 52 vitórias, 14 empates e nove derrotas. Em 2022, o treinador, que é o maior vencedor da história do clube, com Libertadores, Mineiro, Brasileiro, Copa do Brasil e Recopa Sul-Americana, pode ampliar seu sucesso no Galo.

Isso porque seu nome está cotado para assumir o clube após a saída de seu sucessor Turco Mohamed, que não treina mais o elenco alvinegro.

Comentários estão fechados.