Nelinho: de rival a ídolo do Alético Mineiro

Nelinho é ao lado de Marcos Rocha o maior lateral direito da história do Atlético Mineiro. Antes dele assumir esse posto, brilhou no arquirrival Cruzeiro, onde jogou de 1973 a 1980, tendo conquistado a Libertadores de 76 pelo clube e jogado as Copas do Mundo de 1974 e 1978 como jogador celeste.

O lateral chegou ao Galo em 1982 vindo do rival e fez sua estreia justamente em um clássico que acabou empatado em 2×2.

Ao lado de Éder Aleixo, outro grande ídolo da história do Atlético, Nelinho formou uma grande dupla que foi fundamental para a conquista do hexacampeonato Mineiro em 1983. Ambos eram donos de chutes potentes, de uma qualidade absurda na bola parada e com visão de jogo extremamente diferenciada. Os dois aterrorizam as defesas adversárias.

As passagens de Nelinho pelo Atlético

Um fato curioso sobre a passagem do lateral no Galo é que teve 274 jogos com a camisa alvinegra, todos eles começando as partidas com titular. Neste período, foram 52 gols e três títulos conquistados.

Nelinho ainda teve uma passagem pelo Atlético como treinador em 1993, mas não obteve grande sucesso como em sua passagem como jogador. Ao todo foram 27 jogos, 17 vitórias, 5 empates e 5 derrotas, seu último jogo foi uma derrota por 1×0 para o Cruzeiro em junho de 1993.

Ídolo atleticano vibrou com o título brasileiro de 2021

Em entrevista ao site jogada 10, Nelinho exaltou o título brasileiro conquistado pelo Atlético:

“Pelo histórico do Atlético, ele já merecia ter conquistado outros Brasileiros desde 1971. Era injusto estar tanto tempo sem ganhar esse título. Quando digo injustiça, falo de casos que aconteceram, oportunidades que o time deixou escapar, e até me incluo em algumas delas, mas principalmente fomos vítimas de erros de arbitragem”

O ídolo do Atlético falou sobre o momento do título e a brilhante temporada 2021 do Galo.

“Veio em boa hora essa conquista, tira um peso enorme das costas de todos ali. Vejo o Atlético construindo seu estádio, que vai ficar maravilhoso, e ao ganhar um título dessa importância. Pode ter estado e continuar tendo problemas financeiros, mas agora a possibilidade de receber mais e maiores investimentos e títulos faz com que o clube possa voar de forma mais rápida”, comentou.

Comentários estão fechados.