O 9×2 existiu de verdade?
No dia 27 de novembro de 1927, o Atlético aplicava a maior goleada da história do clássico contra o Cruzeiro (na época, Palestra Itália), o famoso 9×2. Veja a ficha técnica daquele confronto, que está até no almanaque oficial da Raposa:
Atlético 9 x 2 Cruzeiro
- Gols: Said (3), Mário de Castro (2) e Jairo (3) e Getúlio; Ninão (2)
- Data: 27/11/1927
- Árbitro: José Avelino
- Público: 4 mil
- Estádio: Campo do América
- Motivo: Campeonato da Cidade
- Atlético: Perigoso, Chiquinho, Brant, Franco, Ivo, Hugo, Getulinho, Said, Jairo, Mário de Castro e Getúlio
- Cruzeiro: Geraldo, Rizzo, Para-raio, Porfírio, Osti, Nininho, Piorra, Nani, Ninão, Bengala e Armandinho
Como visto acima, o Campeonato da Cidade era um torneio de pontos corridos, mas feito em duas fases, com oito times de Belo Horizonte, dois de Nova Lima e um de Sabará. Primeiramente, todos se enfrentavam, e na segunda etapa, os quatro melhores jogaram entre si para decidir quem levantava a taça.
Antes da goleada, Galo e Palestra haviam se enfrentado na primeira fase, com vitória alvinegra por 4×2. Logo depois, já no penúltimo jogo do campeonato, o 9×2 aconteceu, coroando o terceiro título estadual do Atlético, sendo o segundo de forma consecutiva na ocasião.
Soberano em Minas Gerais
Se naquela época o América era o maior campeão mineiro com 10 conquistas, em 2023, o Atlético é o líder disparado de taças levantadas, com 48, sendo 10 a mais que o Cruzeiro, e 22 a mais que o Coelho. Inclusive, no último final de semana, o clube conquistou o quarto título de forma seguida – em 2024, o Alvinegro irá tentar manter a soberania no Estado, e ir em busca do pentacampeonato.
Comentários estão fechados.