Paulinho: conheça mais sobre o principal reforço do Galo para a temporada de 2023

No dia 1º de dezembro de 2022, o Atlético Mineiro anunciou oficialmente a contratação do atacante Paulinho. O jogador, de apenas 22 anos de idade, é encarado como a principal contratação do Galo para a temporada de 2023, sendo uma aposta para muitos anos. Mas, afinal de contas, você conhece esse reforço importante da equipe mineira?

Paulo Henrique Sampaio Filho nasceu no Rio de Janeiro no dia 15 de julho de 2000. O jogador foi uma das principais revelações do Vasco nos últimos anos, tendo feito todas as suas divisões de base, do sub-15 ao sub-20, no Gigante da Colina, clube que o acolheu e com quem tem uma ligação gigantesca.

Paulinho é um daqueles atletas que chamava muita atenção logo nas categorias de base. Foi destaque em algumas Copinhas e estava sempre entre os principais atletas das divisões de base do Gigante da Colina, carregando expectativas que aumentavam na medida em que subia de divisão. 

Em 2017, Paulinho subiu para o profissional do Vasco e iniciou a sua carreira como atleta de elite. No entanto, o fato é que, com 22 anos de idade, ele continua sendo uma promessa do futebol brasileiro, visto que os anos que sucederam não foram tão positivos para o jogador – ao menos, em comparação com o que se esperava.

Os dois anos em que passou no Vasco 

Como já citado anteriormente, Paulinho subiu em 2017 para a equipe profissional do Vasco, quando tinha apenas 17 anos de idade. O atleta passou apenas duas temporadas entre os profissionais do Gigante da Colina, sendo vendido logo em seguida para o clube na Europa. Nos poucos jogos que fez pela equipe carioca, no entanto, provou ser digno de expectativas.

Logo em seu primeiro ano pelo Vasco, Paulinho disputou 18 partidas, marcou três gols e deu uma assistência. Não são números astronômicos, longe disso, mas correspondem bem com um atleta jovem que havia recém saído das divisões de base e que, nas poucas oportunidades que teve, acabou aproveitando bem.

No ano seguinte, o atleta aumentou ainda mais esses números, mesmo com menos jogos disputados. Em 2018, foram 17 partidas jogadas pelo Vasco, tempo suficiente para que Paulinho imprimisse quatro gols e três assistências com a camisa da equipe carioca. Aquele, no entanto, foi o seu último ano no Brasil.

Agora, em 2023, Paulinho retornará para o Brasil para vestir a camisa do Atlético Mineiro. A volta para o Galo vem acompanhada de muitas expectativas por parte do próprio atleta, que busca reencontrar um futebol marcante e de muito potencial que o levou até a Europa, mas que acabou aparecendo apenas em lampejos por lá.

Tempos difíceis de Paulinho na Europa 

A volta de Paulinho ao Brasil para atuar pelo Galo é quase uma oportunidade para o atleta provar o seu potencial. Isso porque os anos em que ficou na Europa, atuando pelo Bayer Leverkusen da Alemanha, não foram nada fáceis para o atacante brasileiro, que enfrentou uma série de dificuldades.

Paulinho está desde a temporada 2018/2019 no Bayer Leverkusen. Já são quatro anos atuando em um dos clubes mais respeitados da Alemanha. No entanto, nesse meio tempo, o jogador acabou não se adaptando como se imaginava, enfrentando períodos bastante difíceis com a camisa da equipe alemã.

Em sua primeira temporada pelo Bayer, Paulinho disputou 21 jogos e marcou apenas um gol. No ano seguinte, o número de partidas diminuiu: foram 19 jogos com a equipe alemã, porém mais resultados em termos de estatísticas: três gols e duas assistências.

A temporada de 2020/2021, no entanto, foi simplesmente trágica para a promessa brasileira. Paulinho acabou rompendo o ligamento do joelho e, em função disso, ficou o ano inteiro de fora, tendo disputado apenas uma partida com o Bayer Leverkusen naquele ano. 

Em 2021/2022, no entanto, voltou melhor: foram 31 partidas registradas, com quatro gols e duas assistências. Apesar do retorno, os números não correspondiam com o que se esperava do atleta que, neste ano, atuou em mais sete jogos – mas ficará pelo menos um ano longe do Leverkusen.

O que podemos esperar de Paulinho no Galo?

É indiscutível que Paulinho é o principal reforço do Galo para a temporada de 2023, por tudo o que ele representa. Trata-se de um jogador jovem, com grande potencial e habilidade e que busca reencontrar o seu futebol novamente no Brasil, em uma equipe que, depois de um 2021 maravilhoso, vive um período de resultados contestáveis.

Paulinho é um jogador rápido, habilidoso e que chuta muito bem de fora da área. Provou isso, por exemplo, quando foi campeão das Olimpíadas de 2020 com a Seleção Brasileira, por mais que tenha sido reserva naquele elenco.

O jogador chega por empréstimo ao Atlético Mineiro. No entanto, dadas as condições, não seria de se estranhar que, com o passar do ano e o surgimento de possíveis resultados, o clube busque a sua contratação em definitivo. 

A chegada de Paulinho ao Atlético Mineiro virou notícia em jornais e portais de grande relevância, como o https://www.assisnews.com.br/, e vem sendo encarado por parte da mídia como uma aposta interessante – que, inclusive, pode se reverter em convocações para a Seleção Brasileira no futuro.

Comentários estão fechados.