Presidente do Galo bota as cartas na mesa explica polêmica com Daronco

O árbitro Anderson Daronco é considerado por muitos um dos melhores juízes do futebol brasileiro, mas no último dia 10/07, ele foi centro de uma polêmica no jogo entre Atlético x São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro.

Tudo começou com uma penalidade não marcada de Miranda sobre Hulk, tal fato causou revolta no camisa 7, que reclamou bastante com o árbitro e em determinado afirmou ter sido ameaçado por ele caso reclamasse da não marcação na imprensa.

Na saída do campo o atacante relatou o ocorrido e o Atlético pediu junto à CBF a liberação dos áudios do VAR para apurar uma possível ameaça e para entender a não marcação do pênalti. A entidade máxima do futebol brasileiro até divulgou as gravações da partida, mas não divulgou o trecho da possível ameaça de Daronco à Hulk.

Perguntado sobre o assunto, o presidente do Atlético, Sérgio Coelho afirmou que não existe nenhum atrito entre o atleta do Galo e o Juiz. O mandatário afirma que acredita se tratar de uma situação de jogo e pede que à CBF disponibilize as gravações para que o ocorrido possa ser esclarecido:

“Eu acho que não existe nenhuma situação entre Hulk e Daronco, eu acho que são situações de jogo e que eles se respeitam mas que infelizmente houve uma suposta ameaça, que precisa ser esclarecida. Não vejo nada pessoal entre os dois.”

O presidente ainda afirma que não acredita que o árbitro tenha tentado prejudicar o clube, mas que apenas cometeu um erro e que por isso, o clube não pensa em pedir uma suspensão do árbitro:

“Não fizemos nenhum pedido para que vetasse o Daronco dos nossos jogos, eu acho que nem vamos fazer.  Nós não vamos estar vetando ninguém, pelo menos a princípio. Acreditamos na competência, na honestidade dos árbitros e entendemos que possa ser mesmo um erro.”

Confira o diálogo de Daronco com o VAR

No final da tarde da última segunda-feira (18) a CBF divulgou os áudios do polêmico lance envolvendo Miranda e Hulk no último dia 10/07, quando Atlético-MG e São Paulo se enfrentaram. O camisa 7 afirmou ter sido derrubado pelo defensor são-paulino e se revoltou com Anderson Daronco, que não foi chamado ao VAR.

No áudio divulgado pela entidade é possível escutar Daronco dizer que Miranda toca à bola antes de tocar Hulk e que considerou o contato como de jogo. Após checar o lance, a cabine chegou à conclusão de que o camisa 7 chega primeiro na bola, é tocado, mas busca o contato com o defensor e que por isso, o lance não configurava uma penalidade. Confira o diálogo:

Árbitro Anderson Daronco: “Para mim, (Miranda) tira a bola”

Integrante da sala do VAR: “O atacante toca antes da bola”

Adriano Milczvski, árbitro de vídeo: “Checando, gente. Aguardem um minuto, é lance fino, por favor”

Adriano Milczvski, árbitro de vídeo: “Quem toca antes é o atacante. Só que força em cima do Miranda também, né?”

Adriano Milczvski, árbitro de vídeo: “Para mim, é um choque de jogo. Ele toca a bola e tem o encontrão, certo?”

Adriano Milczvski, árbitro de vídeo: “Daronco, quem toca na bola primeiro é o atacante, só que o atacante, para mim, força no defensor. Choque de jogo. Quem toca primeiro é o atacante, depois o choque é inevitável. Disputa por espaço, ok?”

O possível pênalti de Lucão em Igor Rabello também foi revisado:

Árbitro Anderson Daronco: “Para mim, ele passa a bola de peito para o ataque tranquilamente”

Adriano Milczvski, árbitro de vídeo: “Ok, Daronco, perfeito. Tem a disputa, mas ele não tem impacto nenhum, os braços do defensor no atacante, ok?”

Na gravação também é possível ouvir a discussão do possível toque de mão de mão de Lucão em cabeçada de Igor Rabello:

Integrante da sala do VAR: “Possível mão, checando”

Adriano Milczvski, árbitro de vídeo: “Daronco, Adriano falando. O atacante cabeceia a bola no braço do defensor, porém o defensor não amplia o espaço corporal, não tem bloqueio. Movimento natural de jogo”

Comentários estão fechados.