Qual foi o primeiro título da história do Atlético-MG?

O Atlético-MG vive fase extremamente importante em sua história, e em poucos meses, inaugurará oficialmente a Arena MRV, a nova casa da Massa Atleticana, e um dos estádios mais tecnológicos da América Latina. Por isso, a torcida alvinegra já sonha com um possível título que possa marcar a importante conquista da história do Galo, que iniciou ainda em 1908.

O Atlético possui grandes recursos, investimentos, a possibilidade de grandes contratações, fatores que aumentam a possibilidade de títulos. No entanto, a memória do passado é extremamente importante para reconhecer o atual patamar encontrado pelo clube. Desde sua fundação, em 1908, o primeiro título conquistado pelo clube mineiro foi em 1915, com a Taça Bueno Brandão.

Na época, realizou uma campanha impecável e se colocava em cenário nacional, vencendo o torneio de maneira invicta, sem sofrer nenhum gol dos adversários, nos cinco jogos disputados. Assim, o elenco alvinegro derrotou o América e Yale. Com o embalo como vencedor, já no ano seguinte, em 1916, se tornou o campeão da primeira edição do Campeonato Mineiro, iniciando grandes rivalidades.

Atlético se torna o maior Campeão Mineiro

Na época, a competição era conhecida como Campeonato da Cidade. O atual vencedor do Campeonato Mineiro também é o Atlético, o maior campeão disparado do torneio, e em 2023, garantiu seu 48º título estadual. O segundo maior vencedor é o Cruzeiro, com 38 taças, seguido pelo América, com 16. Na atual temporada, a final foi disputada entre Galo e Coelho.

Também em 2023, o Atlético foi tetracampeão, conquistando a taça do Campeonato Mineiro por quatro anos consecutivos. No entanto, também no passado, o clube mineiro já realizava o feito, sendo o campeão estadual por quatro momentos seguidos, entre 1952 e 1955 (foi penta em 1956) e entre 1978 e 1981. Para a temporada de inauguração do novo estádio, a Massa volta a sonhar com a Libertadores.

Comentários estão fechados.