Quando o Atlético-MG deve se tornar SAF?

O Atlético-MG pretende se tornar SAF (Sociedade Anônima do Futebol) ainda no ano de 2022, porém, a decisão precisar ser aprovada pelo Conselho Deliberativo. Segundo o Globo Esporte, o Galo já está de olho no mercado e buscar um parceiro internacional forte.

“O Atlético já sonda o mercado, é verdade. E a intenção da cúpula que administra o clube é que a SAF seja vendida para um “grupo internacional forte”, segundo disse uma fonte do Galo ao ge. Pela lei, o Atlético precisa manter ao menos 10% da SAF, e pode vender qualquer parcela acima também de 10%. Pelo mercado, entretanto, os investidores querem sempre controle majoritário, o que significa comprar ao menos 50,1% das ações”, publicou o GE.

Rodrigo Capelo, jornalista do Grupo Globo, explicou as vantagens de um clube se tornar SAF. “De maneira geral, quando um clube vira SAF, ele tem duas etapas no processo de recuperação. A primeira é renegociar dividas cíveis e trabalhistas por meio do que eles chamam de regime centralizador de execuções. Eles pegam todos os credores e renegociam em até 10 anos com até 30% de desconto.”

Capelo completou. “Em uma segunda fase é importante conseguir investimento. Conseguir um investidor que chegue com dinheiro de fora do futebol para aportar e acelerar esse processo de recuperação”.

Rafael Menin fala sobre a SAF

Um dos mecenas do clube, Rafael Menin, em maio, falou sobre o processo de transformação do Atlético para clube empresa. “SAF é um movimento que o Galo vai poder tomar em algum momento de forma muito tranquila, sem correria, entendendo prós e contras, saber quem será o investidor, o que é correto, errado, qual será o percentual. Nós temos tempo. Não dá para fazer um movimento desse de forma rápida”.

Comentários estão fechados.