Revelado o grupo do Galo na Libertadores. Ficamos chocados com os adversários!
O Galo não estará no pote 1 durante o sorteio da próxima Copa Libertadores, o que significa que o time pode ser sorteado em um grupo considerado mais difícil. Embora a Conmebol ainda não tenha divulgado oficialmente os potes, com base nos critérios geralmente adotados, já é possível afirmar que o Alvinegro não será um dos cabeças de chave.
Os oito clubes que estarão no pote 1 durante o sorteio da fase de grupos incluirão o atual campeão (Fluminense) e os sete times mais bem classificados no ranking de clubes da Conmebol. Veja:
- Palmeiras (1º do ranking)
- River Plate (2º)
- Flamengo (4º)
- Grêmio (7º)
- Peñarol (8º)
- São Paulo (9º)
- LDU (13º)
Ontem, a entidade divulgou a atualização do ranking para o ano que vem, e o Atlético caiu da 11ª para a 14ª posição, totalizando 4.202,2 pontos. Bom ressaltar que essa classificação leva em conta o histórico e o desempenho recente nas competições continentais.
Vale lembrar que Boca Juniors (terceiro colocado no ranking) e Athletico-PR (sexto colocado) não conseguiram a classificação para a Libertadores de 2024, enquanto o Nacional (quinto colocado) disputará as fases prévias. Em virtude disso, Peñarol, São Paulo e LDU foram ‘promovidos’ e ocuparão as vagas no pote 1.
Galo se complica
Dessa forma, devido à sua posição no ranking, o Galo estará no pote 2 durante o sorteio da fase de grupos, e cada um será composto por uma equipe de cada pote: 1, 2, 3 e 4. Portanto, o time de Felipão será sorteado para o mesmo grupo de River Plate, Peñarol ou LDU, uma vez que, de acordo com os critérios da Conmebol, não é permitido enfrentar uma equipe brasileira do pote 1 nessa etapa da competição.
Nessa situação, há a abertura para a formação de um possível ‘grupo da morte’. A composição seria completa com a inclusão de uma equipe do pote 3 e outra do pote 4, sendo que esta última pode surgir das fases preliminares, incluindo equipes como Botafogo, RB Bragantino, Nacional, Atlético Nacional ou Colo Colo, por exemplo.
Comentários estão fechados.