Todas as semifinais de Libertadores que o Atlético Mineiro disputou
Confira todas as vezes em que o Clube Atlético Mineiro conseguiu disputar uma semifinal de uma Copa Libertadores da América durante toda a sua história. A equipe mineira é uma das poucas que pode se considerar campeã continental no país. Assim, ocupa um lugar de destaque entre os seus rivais ao redor do Brasil, mostrando que está entre os gigantes.
É óbvio que os torcedores não se esquecem daquelas campanhas que terminaram em taças, tendo em vista que essas são as mais memoráveis e também as mais comemoradas, no final das contas. No entanto, não são somente esses momentos que são interessantes de ressaltar, tendo em vista que outras campanhas de destaque também chegaram a dar orgulho aos torcedores.
Como foram os casos das campanhas em que a equipe conseguiu ficar a um passo da Glória Eterna na disputa da Copa Libertadores da América. Ao todo, foram três as vezes em que o Alvinegro de Belo Horizonte chegou na fase semifinal do torneio. A primeira delas em 1978, a segunda em 2013 e a última, até o momento, em 2023. Vamos relembrar o que se desenrolou em todas essas temporadas.
Confira as semifinais disputadas pelo Atlético Mineiro na Libertadores
1978
Em 1978, o Galo conseguiu uma vaga para a disputa da Copa Libertadores da América após ficar com o vice nacional, perdendo para o São Paulo. Naquela época, apenas dois times por país se classificavam, além do atual campeão. Em um grupo de brasileiros e chilenos, o time mineiro conseguiu se destacar e eliminou o próprio Tricolor, o Unión Española e o Palestino, sem perder nenhum confronto.
Assim, o Atlético Mineiro chegou até a disputa da tão sonhada semifinal, que, na época, era realizada em dois triangulares, com o melhor de cada chave indo para a final. Nessa ocasião, o Alvinegro levou a pior, ficando atrás de Boca Juniors e River Plate, ambos da Argentina, sendo eliminado. O Xeneize ficou com a taça após bater o Deportivo Cali, da Colômbia.
Campanha: 10 jogos, 5 vitórias, 2 empates, 3 derrotas. Gols marcados: 19 Gols sofridos: 14
2013 – Título do Atlético Mineiro
Quase quarenta anos depois, o Atlético Mineiro conseguiria chegar nas semifinais mais uma vez, mas, depois de tanto tempo, os torcedores não ficaram na mão e puderam comemorar a taça. Depois de ficar com o vice do Campeonato Brasileiro no ano anterior, o Galo tinha a chance de ir à busca de sua primeira Glória Eterna dentro da Libertadores.
Na primeira fase, o time alvinegro acabou ficando em primeiro em um grupo com São Paulo, Arsenal de Sarandí, da Argentina, e The Strongest, da Bolívia, fazendo a melhor campanha geral do torneio, com 15 pontos. Assim, avançou para a fase eliminatória, derrubando o Tricolor Paulista nas oitavas de final e o Tijuana, do México, nas quartas.
Com essa campanha, o Atlético Mineiro conseguiu alcançar a sua segunda semifinal de Libertadores. O adversário foi o Club Atlético Newell’s Old Boys, da Argentina, que apresentou bastante resistência. Os Hermanos conseguiram vencer em casa, por 2 a 0. O placar, na volta, foi devolvido pelos mineiros, levando a decisão para as penalidades máximas, onde o Galo levou a melhor. Depois disso, o time também venceu o Olímpia, do Paraguai, nos pênaltis, para se tornar campeão.
Campanha: 14 jogos, 9 vitórias, 2 empates, 3 derrotas. Gols marcados: 29 Gols sofridos: 18
2021
O ano de 2021 foi mágico para os torcedores do Atlético Mineiro, mas poderia ter sido ainda melhor. Isso porque o time levou duas taças naquele ano e ainda ficou no quase na Copa Libertadores da América, sendo eliminado sem perder um jogo sequer no decorrer daquela edição. Naquele ano, o Galo se classificou para a disputa do torneio continental de forma direta, pelo Campeonato Brasileiro.
Assim, na fase de grupos, ficou em primeiro derrubando Cerro Porteño, do Paraguai, América de Cali, da Colômbia, e Deportivo La Guaira, da Venezuela. Na ocasião foram cinco vitórias e um empate registrado, deixando o time com a melhor campanha geral.
Assim, na parte mata-mata foi avançando em duelos contra argentinos, empatando as duas e passando nos pênaltis contra o Boca Juniors e depois aplicando um agregado de 4 a 0 em duas vitórias sobre o River Plate, alcançando a tão esperada semifinal.
Na época, o jogo em questão foi um clássico nacional, contra o Palmeiras, que chegou a mudar a regra da competição. O Atlético Mineiro empatou os dois jogos, fora de casa, sem gols, e em Belo Horizonte, por 1 a 1. Assim, foi eliminado pelo critério “gols fora”, sem nem ter perdido na competição. Para a edição seguinte, a situação foi retirada do regulamento. O Alviverde se tornou campeão naquele ano.
Campanha: 12 jogos, 7 vitórias, 5 empates, nenhuma derrota. Gols marcados: 20 Gols sofridos: 4
Comentários estão fechados.