Todos os títulos continentais que o Atlético Mineiro possui
Vamos relembrar todos os títulos em competições de nível continental que o Atlético Mineiro já conquistou no decorrer de sua história. A equipe alvinegra já teve campanhas mais do que marcantes em toda a sua trajetória vitoriosa, conseguindo chegar em primeiro lugar na disputa de incontáveis competições no decorrer das décadas, inclusive na era moderna.
Mas, nessa matéria, vamos relembrar os momentos em que o Galo se destacou ao participar de torneios internacionais. Mais precisamente, vamos relembrar as campanhas de todas as vezes que o time de Belo Horizonte conseguiu se tornar o campeão quando atuando no cenário de toda a América do Sul. Feitos esse que dão um grande orgulho para os torcedores.
Copa Conmebol 1992: O primeiro título continental do Atlético
Em 1992 o Atlético acabou ficando marcado para sempre por ter conseguido alcançar o primeiro lugar em uma competição continental pela primeira vez. Isso aconteceu durante a disputa da Copa CONMEBOL daquele ano. Vale ressaltar que essa foi a primeira vez que o torneio foi realizado, sob a organização da Confederação Sul-Americana de Futebol, que leva seu nome.
Algumas curiosidades sobre aquele torneio foi que ele contou com a participação de 16 times de diversos países ao redor do continente, divididos, desde o começo, em duelos eliminatórios. Bragantino, Grêmio e Fluminense eram os demais integrantes brasileiros no torneio.
O Tricolor das Laranjeiras, inclusive, foi o primeiro adversário do Galo naquela edição, sendo eliminado mesmo após vencer a primeira partida, levando uma goleada na volta de 5 a 1, gerando 6 a 3 no agregado. Depois disso, Junior Barranquilha, da Colômbia, e El Nacional, da Venezuela, foram os times derrubados nas quartas e semifinais pelo Alvinegro.
Já na grande final daquela edição da Copa Conmebol, o Atlético enfrentou o Olímpia, do Paraguai, vencendo a ida por 2 a 0 e perdendo por 1 a 0 na volta, o time mineiro conseguiu se tornar o grande campeão, levando para casa sua primeira taça continental.
Copa Conmebol 1997: bicampeão sul-americano
Cinco anos depois, o Atlético acabou arrecadando a Copa Conmebol uma segunda vez. A percursora da Copa Sul-Americana, disputada nos dias de hoje, teve dois participantes a mais naquele ano, em relação à edição vencida anteriormente pela equipe. Os dois times em questão disputaram uma fase preliminar e foram eliminados.
Na primeira fase daquele ano, o Atlético Mineiro acabou enfrentando a Portuguesa, de São Paulo, que já teve a eliminação encaminhada no primeiro jogo, após perder por 4 a 1. Depois disso, o Galo ainda derrubou o América de Cáli, da Colômbia, e o Universitario, do Peru, antes de chegar na grande final.
A grande decisão da Copa Conmebol de 1997 contou com show alvinegro. Já na ida, contra o Lanús, na Argentina, o time mineiro encaminhou o título ao vencer por 4 a 1. Depois disso, dentro dos seus domínios, um empate em 1 a 1 garantiu a taça chegando na Cidade do Galo.
Libertadores 2013: A Glória Eterna alcançada
Já em 2013, mais de 20 anos após a primeira conquista continental, o Atlético Mineiro chegou na sua primeira taça da Copa Libertadores da América ficando marcada para sempre na história da equipe. Naquele ano, com Ronaldinho e Companhia, o time alvinegro conseguiu alcançar taça com força de reação inigualáveis.
Após ficar em primeiro disparado no grupo que tinha São Paulo, Arsenal de Sarandí, da Argentina, e The Strongest, da Bolívia, o time mineiro também alcançou a melhor classificação geral da primeira fase. Sendo assim, conseguiu a vantagem de disputar todas as partidas decisivas em sua casa, o que foi determinante para a taça.
Na fase eliminatória, inclusive, o primeiro adversário derrubado foi o Tricolor Paulista, com um agregado de 6 a 2. Já nas quartas de final, o Tijuana, do México, foi o eliminado. Após dois empates, o Galo avançou pelo quesito ‘gols fora’.
Poucos, inclusive, se esquecem da semifinal contra o Newell’s Old Boys, da Argentina, quando o Atlético conseguiu reverter uma derrota por 2 a 0 na ida, devolvendo o placar e se classificando nos pênaltis. Por mais impressionante que pareça, inclusive, a novela se repetiu da mesma forma na final, contra o Olímpia, do Paraguai, levando o Alvinegro de Belo Horizonte para a Glória Eterna.
Jô e Diego Tardelli, com sete e seis gols, respectivamente, acabaram sendo os grandes nomes goleadores do Atlético naquele ano. Além de vários outras peças de destaque como Luan, Ronaldinho Gaúcho, Leonardo Silva, Réver, Victor, Bernard, entre outros grandes destaques.
Recopa Sul-Americana de 2014: Galo supercampeão continental
Por último, depois de ter conquistado a Copa Libertadores, no ano seguinte, o time também conseguiu se tornar o ‘supercampeão’ do continente. Na Recopa Sul-Americana de 2014, o Atlético bateu o Lanús, campeão da Copa Sul-Americana do ano anterior. Depois de vencer a primeira partida, por 1 a 0, fora de casa, os torcedores mal esperavam a emoção do segundo jogo.
Em casa, o Galo levou uma virada histórica, nos acréscimos, perdendo por 3 a 2 no tempo regulamentar. No entanto, nos acréscimos, a equipe alvinegra conseguiu correr atrás do prejuízo, virando para 4 a 3 e ficando com a taça. Diego Tardelli acabou sendo o destaque, com dois gols marcados em dois jogos.
Comentários estão fechados.