7 curiosidades sobre o Atlético-MG na Copa do Brasil
Bicampeão da Copa do Brasil, o Atlético-MG é uma das equipes mais tradicionais da competição, sendo dono de recordes importantes do torneio, como o da maior goleada e o do clube com maior número de gols. No próximo dia 7, o Galo descobre quem enfrentará nas oitavas de final da edição de 2022. Como uma prévia para o confronto, o Portal do Atleticano levantou 7 curiosidades do Atlético na Copa do Brasil:
7- É dono da maior goleada da competição
O Atlético-MG é também o dono da maior goleada da história da Copa do Brasil. Em 1991 o Galo venceu o Caiçara, do Piauí, por 11×0 em confronto válido pela primeira fase do campeonato.
6- É a equipe com mais gols na história da competição
Ao vencer o Brasiliense por 1×0 no último dia 22/05, o Atlético se tornou o primeiro time à chegar a marca de 350 gols na história da Copa do Brasil.
5- Levir Culpi é o treinador que mais vezes dirigiu o clube na competição
Campeão com o Galo em 2014, Levir Culpi já comandou o Atlético em 33 oportunidades pela Copa do Brasil, sendo o treinador que mais vezes dirigiu o alvinegro na competição.
4- Guilherme é o maior artilheiro do clube no torneio
O atacante Guilherme Alves marcou época no Atlético, tendo sido peça importante da equipe no final dos anos 90 e começo dos anos 2000. Embora não tenha vencido muitos títulos pelo Galo, o centroavante sempre marcou muitos gols e não é o sétimo maior artilheiro da história do clube, como é também o maior artilheiro alvinegro na Copa do Brasil com 16 gols.
3- Venceu 51% de seus jogos na história da competição
O Atlético já disputou 178 partidas na Copa do Brasil, tendo vencido 92, empatado 38 e perdido 48. O clube já marcou 350 gols no torneio e sofreu 202 gols.
2- Já chegou em 3 finais
O Galo já foi finalista da Copa do Brasil em 3 oportunidades, a primeira delas em 2014, quando venceu o Cruzeiro, para conquistar seu primeiro título do torneio. Em 2016 o alvinegro chegou novamente à decisão, mas acabou derrotado pelo Grêmio. No ano passado o Atlético chegou à sua terceira final, quando derrotou o Athlético Paranaense e conquistou o seu segundo título do torneio.
1- Tem dificuldades para jogar fora de casa
Embora tenha conquistado seu último título do torneio justamente na condição de visitante, quando derrotou o CAP por 2×1 na final de 2021, o retrospecto do Galo é ruim jogando fora de casa pela Copa do Brasil. Das 48 derrotas que o clube tem na competição, 39 são longe de Belo Horizonte.
Comentários estão fechados.