Por que o Atlético revela poucos jogadores em comparação com outros times do Brasil?
A torcida do Atlético Mineiro se incomoda muito quando o assunto é categorias de base do clube. Recentemente os torcedores viram os grandes clubes do Brasil revelando grandes jogadores, no entanto, quando olha para o clube, não vê um grande nome surgir há muito tempo. O mais recente foi Savinho, mas ainda saiu como uma promessa do time mineiro.
O diretor de categorias de base do clube, Erasmo Damiani, em entrevista, falou sobre a dificuldade de lançar grandes promessas do clube na equipe principal. Porém, assegurou que o trabalho desenvolvido trará retorno ao clube.
“Claro que o funil do Galo hoje é pequeno para atletas da base pelo plantel que o clube tem pelos jogadores de nível que ele tem as vezes é mais fácil emprestar o jogador e observá-lo em outro clube para que ele ganhe minutagem e daqui a pouco traze-lo. O nosso trabalho é preparar os atletas para que no momento que forem chamados possam corresponder, seja em campo ou no treino com profissionais”, explicou.
Hoje, o Atlético conta com 36 jogadores no plantel, sendo mais de 30% atletas da base. No time titular, por exemplo, Nathan Silva é peça fundamental e de confiança de Cuca, Calebe é um jogador que sempre está presente, sendo participativo em alguns jogos. Rubens, que foi destaque das competições de categorias de base, também já atuou em alguns jogos e vem chamando a atenção de clubes de fora, segundo o diretor.
Revelações do Brasil nos últimos anos
A maior revelação sem dúvidas foi Vinícius Junior, jogador revelado no Flamengo e comprado à preço de ouro pelo Real Madrid, o jogador já é ídolo do clube merengue com gol do título em final de Champions League e tem presença marcante na Seleção Brasileira. O Flamengo ainda revelou Paquetá que também tem presença carimbada na Seleção.
O Santos revelou Rodrygo que, assim como Vinicius, foi comprado pelo Real Madrid e é peça fundamental do elenco merengue. Recentemente também contou com nomes como Kaio Jorge e Marcos Leonardo que explodiram no time de São Paulo.
Cebolinha, Pepê, Arthur e Ferreirinha fazem parte da leva de joias do Grêmio que também tem presença constante nas listas de Tite. Seguindo no Sul, o goleiro Alisson da Seleção é joia do Internacional e já foi eleito melhor goleiro do mundo.
Comentários estão fechados.